Mário Baudouin, Diretor Nacional da Ajuda em Ação Portugal, Joaquim Reis, Diretor da Fundação Repsol Portugal e Hugo Cristóvão, Presidente da Câmara Municipal de Tomar, assinaram na terça feira, 21 de maio, um protocolo de colaboração entre as instituições durante uma cerimónia que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho do município.
A assinatura celebra o arrancar do projeto “Futuro Verde em Ação” que pretende potenciar o emprego e o desenvolvimento sustentável de Tomar através da aposta na capacitação de jovens que aí vivem, entre os 15 e os 25 anos e que estejam a estudar, e especialmente dos que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade social.
“Este é um momento muito importante para nós porque credita este projeto, que temos em parceria com a Fundação Repsol, como uma verdadeira oportunidade para o futuro dos jovens através da cooperação entre todas as partes e o alinhamento de objetivos comuns”, afirma Mário Baudouin.
Esta sensação de repto alcançado é partilhada por Hugo Cristóvão, Presidente da Câmara Municipal de Tomar: “Este projeto permitirá acelerar o desenvolvimento local e sustentável do município. No fundo, vai ao encontro do que nos esperamos, e queremos, isto é, dotar os jovens aqui residentes numa força participativa e contributiva da sociedade em geral e de Tomar em particular”.
Durante a Cerimónia de Assinatura houve também a oportunidade de apresentar o projeto à comunidade e a diversos interlocutores, contar com a presença da Vereadora Associativismo, Desporto e Juventude Rita Freitas e estender um especial agradecimento a todos as Instituições que acompanham o “Futuro Verde em Ação” desde o início. É o caso, na região, do Instituto Politécnico de Tomar e do Agrupamento de Escolas Templários.
O Diretor da Fundação Repsol em Portugal, Joaquim Reis, destaca que “os primeiros resultados têm sido, para já, muito positivos, graças a todos os parceiros e entidades que conseguiram visualizar o potencial do Futuro Verde em Ação” ressalvando ainda “que a vontade, agora, é alargar o projeto a mais regiões do país”.