Home » Municipios » Alcoutim prescinde da coleta de 5% em sede de IRS
Alcoutim prescinde da coleta de 5% em sede de IRS

Alcoutim prescinde da coleta de 5% em sede de IRS

A Câmara de Alcoutim continua a prescindir da coleta de 5% em sede de IRS, sobre os rendimentos auferidos pelos contribuintes individuais com domicílio fiscal no município.

Na reunião de câmara foi ainda deliberado fixar em 0,3% a taxa mínima de IMI, a cobrar no próximo ano, redução máxima prevista na lei da taxa do IMI de acordo com o número de dependentes e uma redução até 20% da taxa de IMI a aplicar aos prédios urbanos arrendados destinados a habitação permanente.

No que respeita à aplicação do coeficiente familiar, os benefícios fiscais traduzem-se numa redução da taxa de IMI a aplicar ao prédio urbano destinado à habitação própria e permanente do sujeito passivo de acordo com o número de elementos que compõem o agregado familiar, sendo de 20 euros para as famílias com um filho, 40 euros para as famílias com dois filhos e 70 euros para as famílias com três ou mais dependentes a cargo.

Estas medidas, apesar de se traduzirem numa diminuição das receitas municipais, obrigando a um esforço adicional da autarquia, permitem aliviar a carga fiscal dos residentes no concelho, constituindo um estímulo à manutenção e atração de novos residentes.

“Conjugado com o Programa de Incentivo à Natalidade, que apoia as famílias com 5 mil euros por cada criança nascida no concelho, a redução da taxa de IMI para as famílias com filhos é mais um fator de diferenciação positiva do município, potenciador de atração e fixação de residentes e incentivador do aumento da população no nosso concelho”, sublinha o presidente da Câmara Municipal, Osvaldo dos Santos Gonçalves.

As medidas agora aprovadas serão submetidas a aprovação da Assembleia Municipal, em reunião agendada para dia 21 de setembro.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.