Home » Sociedade » Notícia* » Alerta para a extinção dos povos indígenas no Brasil
Alerta para a extinção dos povos indígenas no Brasil
Alerta para a extinção dos povos indígenas no Brasil

Alerta para a extinção dos povos indígenas no Brasil

A Extinction Rebellion Lisboa, organiza este domingo, 9 de agosto, uma ação de alerta para o genocídio indígena que decorre no Brasil. Esta ação vai ter lugar na Praça Luis de Camões em Lisboa, com início ao meio-dia.

A iniciativa da ERL, resposta ao apelo dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) por uma ação global de alerta para o genocídio das comunidades indígenas brasileiras face à disseminação do COVID-19. A ação acontece no dia internacional dos povos indígenas e integra os esforços coletivos de combate à pandemia, fazendo parte de um movimento internacional denominado Emergência Indígena.

A ação contará com um momento de silêncio, seguido de um momento de maracá. O Maracá é um símbolo marcante dos povos indígenas e está presente em rituais, sejam de luta, sejam de celebração. “Fazemos ressoar nossos maracás para que as vidas indígenas impactadas pela pandemia sejam lembradas e para chamar atenção da sociedade sobre o que está acontecendo conosco”, comenta Sônia Guajajara, coordenadora da APIB.

Dados do Memorial pela Vida e Memória Indígena apontam, até 6 de agosto, 22.656 pessoas infectadas e 639 óbitos em decorrência do novo coronavírus. Já são 148 povos impactados em todo o Brasil, incluindo os Warao que são originalmente da Venezuela, mas encontram-se refugiados em diferentes estados brasileiros.

A pequena dimensão de alguns dos povos faz com que a entrada do vírus signifique a sua extinção. “Quando falamos de genocídio não estamos exagerando. Temos comunidades que se o vírus entrar, desaparecem.”, alerta Eloy Terena, advogado da APIB. Sendo as comunidades indígenas a linha da frente da defesa dos territórios naturais no Brasil – sendo o exemplo paradigmático a defesa da floresta Amazónica – a extinção destes povos significa também a destruição de ecossistemas e habitats que nele existem, a extinção das espécies, a destruição de várias formas de vida. Assim, o genocídio dos povos indígenas abrirá portas para o ecocídio

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.