Home » Atualidade » Nacional » Alerta para “lado oculto” da epidemia COVID-19
Alerta para “lado oculto” da epidemia COVID-19
Alerta para “lado oculto” da epidemia COVID-19

Alerta para “lado oculto” da epidemia COVID-19

A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) alerta em carta aberta, para o “lado oculto” da epidemia COVID-19 e deixa recomendações para manutenção da assistência a estes doentes.

“Nunca nos tempos modernos a medicina atravessou uma época como esta.” Em pleno cenário de luta contra um vírus que nos mudou a vida, a Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) faz uma reflexão sobre o tema, numa carta aberta onde alerta para “os danos colaterais nos doentes que têm a infelicidade de ser acometidos por eventos de saúde agudos ou portadores de doenças crónicas”, neste caso específico, os doentes transplantados ou à espera de transplante.

É certoA, confirma a SPT, que “nenhum serviço de saúde está preparado para uma situação destas e, por isso, é importante tomar medidas precoces e infelizmente aprender com os países que sofreram primeiro as consequências desta pandemia”. E confirma também a existência no País de “unidades de referência de excelência”, que nos colocam “na linha da frente na doação e na transplantação”. O que torna, por isso, importante, “que os hospitais, mesmo que de primeira linha no combate à infeção por coronavírus e que integram Unidades de Transplantação, sejam capazes de se organizar para manter níveis de assistência a este grupo de doentes de risco acrescido devido à terapêutica imunossupressora”.

Para reduzir os riscos de infeção e com o objetivo de manter a assistência a estes doentes, a SPT advoga algumas medidas, de acordo com as orientações das Sociedades Internacionais:

– Organizar as consultas de seguimento em doentes estáveis, privilegiando o atendimento não presencial e com contacto telefónico;

– Estabelecer circuitos hospitalares alternativos aos circuitos de doentes COVID, para doentes transplantados com intercorrências agudas e que necessitem de avaliação presencial;

– Programar as colheitas de análises em locais dedicados a nível hospitalar ou através de protocolos com laboratórios periféricos e próximos das áreas de residência;

– Programar o fornecimento de medicação hospitalar em horários restritos ou por marcação direta com os serviços farmacêuticos ou mesmo através de entrega ao domicílio e alargando os intervalos de entrega;

– Manter asseguradas, nos internamentos destes doentes, as coberturas médicas e cirúrgicas para as intercorrências agudas e para os transplantes urgentes que neste período possam vir a ocorrer.

Medidas que devem ser implementadas e “transmitidas aos doentes de forma clara, para que não se gerem mal-entendidos. Parece-nos primordial que todos os circuitos alternativos estejam sinalizados e funcionais, para que não haja falhas nos procedimentos, que naturalmente conduzirão a sentimentos de insegurança e que são, na maioria das vezes, geradores de confusão que em nada ajuda os doentes, o bom funcionamento dos serviços e consequentemente das instituições”.

A SPT não tem dúvidas que, passada esta era que agora enfrentamos, o balanço feito irá revelar que as alterações feitas nas unidades de saúde face à COVID-19 “têm e terão como consequência a diminuição de sinalização de potenciais dadores”. Algo que, defende, “acarreta no imediato que doentes à espera de transplante de órgãos vitais, como fígado, coração e eventualmente pulmão, vejam negada essa oportunidade e venham a falecer. Na realidade, estes tipos de transplantes salvam a vida no imediato”.

“As diretivas internacionais baseadas nas experiências de epidemias prévias como a gripe A ou a gripe das aves aconselham que o transplante considerado urgente deve manter-se, pesando o risco de vida do doente e avaliando caso a caso. Este também foi o entendimento do Instituto Português de Sangue e Transplantação e com o qual concordamos”, lê-se no documento.

Por fim, a SPT recorda que, se é verdade que se “morre por infeção com COVID-19, também se morre por falta de órgãos vitais. Quando esta situação for ultrapassada, perceberemos o que neste momento se encontra oculto pela voracidade dos números diários dos doentes infetados ou de perdas de vida por infeção COVID-19. Saberemos os números dos falecimentos, provavelmente subestimados, dos outros doentes que continuam a existir”.

Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.