Home » Atualidade » Nacional » Algarve: Concurso da dessalizadora de Água do Mar
Algarve: Concurso da dessalizadora de Água do Mar

Algarve: Concurso da dessalizadora de Água do Mar

O concurso para a conceção, construção e exploração do Sistema de Dessalinização de Água do Mar da região do Algarve, já foi publicado em Diário da República. O preço base do concurso é de 90 milhões de euros e tem como prazo final o ano de 2026.

Segundo a Águas do Algarve, o novo sistema terá uma capacidade inicial de produção de 16 milhões de m3/ano de água, ficando a obra civil preparada para o aumento da capacidade para 24 milhões m3/ano.

Este projeto estrutural para a região do Algarve, visa garantir a resiliência do abastecimento público à população, designadamente em períodos de seca prolongada, através de um acréscimo das disponibilidades hídricas.

A Estação de Dessalinização de Água do Mar do Algarve integra um leque de investimentos que a Águas do Algarve está a executar no âmbito do Plano de Eficiência Hídrica do Algarve, ao abrigo do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), e que vão permitir aumentar em mais de 69 milhões de m 3 /ano as disponibilidades hídricas da região.

Num momento de elevada complexidade de processos, inerente aos desafios que a escassez hídrica tem vindo a aportar à região algarvia, e consequentemente à Águas do Algarve, não posso deixar de realçar o elevado esforço levado acabo por toda a empresa e os seus colaboradores, para que todos os projetos que estamos a executar no âmbito do Plano de Eficiência Hídrica e incorporados no PRR estejam a ser cumpridos de acordo com os objetivos previamente estabelecidos, demonstrando-se assim o compromisso contínuo da empresa com a eficiência hídrica e a sustentabilidade ambiental na nossa região”, refere António Eusébio, Presidente da Águas do Algarve.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.