Home » Atualidade » Nacional » Algarve e Andaluzia celebraram a abertura da fronteira
Algarve e Andaluzia celebraram a abertura da fronteira
Algarve e Andaluzia celebraram a abertura da fronteira

Algarve e Andaluzia celebraram a abertura da fronteira

A abertura das fronteiras terrestres foi hoje celebrada em todos os principais postos de passagem, com cerimónias que replicando o sucedido em Elvas e Badajoz, na presença das mais altas individualidades dos dois países, para assinalar o desconfinamento, a abertura de portas para turistas e visitantes.

à semelhança do sucedido na estremadura, esta manhã, também teve lugar na Ponte Internacional do Guadiana, no Algarve, a cerimónia que reuniu personalidades de Portugal e Espanha, para assinalar a reabertura da fronteira sem limitações, três meses depois do período de condicionamento imposto pelo COVID 19.

Estiveram presentes, José Apolinário, secretário de Estado das Pescas e também coordenador para o combate à Covid-19 no Algarve, António Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve, José Pacheco, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, Pedro Valadas, diretor regional de Agricultura e Pescas do Algarve, e o Coronel Pedro Oliveira, da Guarda Nacional Republicana.

Eduardo Serra Jorge, cônsul de Espanha no Algarve, Bella Verano Dominguez, Delegada do Governo da Junta de Andaluzia em Huelva, e Maria Angel Muriel Rodriguez, Delegada Territorial de Turismo e Regeneración, Justicia y Administración Local en Huelva, foram os representantes espanhois, presentes na iniciativa.

A retoma da circulação neste ponto de passagem de fronteira entre a Andaluzia e o Algarve é extremamente relevante para diversos setores de atividade, nomeadamente o Turismo.

Para os presidentes da AMAL e do Turismo do Algarve, “a abertura das fronteiras com Espanha é uma notícia feliz. A retoma da circulação entre a Andaluzia e o Algarve significa que há uma perceção de segurança e a evidência de que estamos preparados para receber os turistas estrangeiros, nomeadamente os espanhóis, e continuar a desenvolver projetos comuns noutros setores da economia”.

A Espanha está no top 10 de mercados emissores de turistas para o Algarve, pela proximidade, tendo sido responsável por 1,13 milhões de dormidas em 2019 na região (+8,7% do que em2018), segundo o INE.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.