Home » OPINI√ÉO... » Artigo de Opini√£o » Alimenta√ß√£o: o fator que pode salvar o f√≠gado
Alimentação: o fator que pode salvar o fígado

Alimentação: o fator que pode salvar o fígado

A dieta alimentar tem um grande impacto na sa√ļde do nosso corpo e, como seria de esperar, o f√≠gado n√£o √© exce√ß√£o. Os estudos revelam que as doen√ßas do f√≠gado relacionadas com a obesidade, diabetes e colesterol elevado t√™m vindo a aumentar nos √ļltimos anos e as previs√Ķes para as pr√≥ximas gera√ß√Ķes n√£o s√£o de todo animadoras. Por este motivo, √© f√°cil observar que a alimenta√ß√£o pouco saud√°vel est√° associada ao decl√≠nio da sa√ļde e √© essencial mudar comportamentos para proteger os √≥rg√£os, nomeadamente o f√≠gado.

Em Portugal, estima-se que mais de um milhão de portugueses sofram de esteatose hepática (gordura no fígado), uma patologia onde existe acumulação de gordura no fígado, derivada de fatores de risco como o sedentarismo e o excesso de peso. Normalmente, é uma condição reversível, mas a não alteração de comportamentos pode resultar em doenças graves como a cirrose hepática ou o cancro hepático.

Para tratar a esteatose hep√°tica n√£o se recorre a um tratamento espec√≠fico, mas sim a uma reeduca√ß√£o no estilo de vida. Um dos fatores cruciais √© proceder √† perda de peso, atrav√©s da pr√°tica de exerc√≠cio f√≠sico regular e do ajuste da dieta, que deve ser equilibrada e apresentar poucas gordura saturadas e hidratos de carbono. Controlar outras doen√ßas e n√£o ingerir bebidas alco√≥licas em excesso s√£o outros aspetos a ter em conta. No que diz respeito √† dieta, deve-se reduzir as calorias ingeridas e evitar alimentos ricos em gordura e a√ß√ļcar. As carnes vermelhas s√£o outro alimento a reduzir no card√°pio.

Se √© consumidor regular de fruta e vegetais frescos estar√° a dar um passo positivo na sa√ļde do seu f√≠gado. Aproveite e adicione cereais integrais, prote√≠nas e lactic√≠nios com pouca gordura √†s suas op√ß√Ķes. Para os f√£s dos doces recomenda-se o chocolate negro, que pode ser complementado com am√™ndoas, ricas em √°cidos gordos √≥mega-3.

Na sec√ß√£o dos l√≠quidos, opte por beber √°gua todos os dias, uma vez que ter√° resultados positivos n√£o s√≥ no f√≠gado, mas nas restantes fun√ß√Ķes do corpo. O caf√© e o ch√° s√£o outras alternativas interessantes.

O fator alimenta√ß√£o e estilo de vida saud√°vel s√£o o aspeto chave para prevenir um f√≠gado gordo e doente, al√©m de que contribuem para o bom funcionamento dos √≥rg√£os do nosso corpo. No entanto, √© necess√°rio frisar que n√£o basta apenas seguir este conjunto de indica√ß√Ķes. Normalmente, a maioria das pessoas n√£o apresenta sintomas de esteatose hep√°tica, mas em est√°dios mais avan√ßados da patologia poder√° sentir cansa√ßo e dor no lado superior direito do abd√≥men.

Consulte o seu médico e realize análises regulares para despistar esta doença silenciosa. O seu fígado vai agradecer.

José Presa
Presidente da Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF)

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.