Home » Saúde » Alimentos essenciais para a saúde do coração
Alimentos essenciais para a saúde do coração
Alimentos essenciais para a saúde do coração

Alimentos essenciais para a saúde do coração

Fevereiro é o mês em que se celebram no mesmo dia, duas datas importantes para o coração: o Dia dos Namorados e o Dia do Doente Coronário.

As doenças cardiovasculares são responsáveis por quase um terço de todas as mortes no mundo. Só em Portugal, cerca de 35 mil portugueses morrem anualmente por doenças cardiovasculares. A dieta e um estilo de vida mais saudáveis desempenham um papel muito importante na saúde do coração e podem diminuir o risco de doença cardíaca atuando na pressão sanguínea, nos níveis de triglicéridos (TG), nos níveis de colesterol ou de inflamação.

Alimentos essenciais para a saúde do coração

Cinco alimentos essenciais para a saúde do coração

Neste artigo revelamos 5 alimentos que se devem consumir para maximizar a saúde cardíaca e aproveitar durante vários anos o dia de São Valentim, com a cara metade, principalmente, para garantir mais anos de vida com qualidade:

1. Abacate

O abacate é uma excelente fonte de gorduras monoinsaturadas. Este tipo de gordura é a que que o nosso organismo melhor tolera. O seu consumo está associado à diminuição do LDL (“colesterol mau”) que, por sua vez, diminui o risco de doença cardíaca. Por outro lado, os abacates são ricos em potássio, nutriente essencial para a saúde do coração contribuindo para a diminuição da pressão arterial. Ainda assim o seu consumo deve ser moderado, não ultrapassando meio abacate por dia (aproximadamente 140g).

2. Tomates

Os tomates são ricos em licopeno, um pigmento natural com poderosas propriedades antioxidantes. Estes previnem os danos sofridos pela oxidação das células e inflamações, as quais podem contribuir para o desenvolvimento de doenças cardíacas. Níveis baixos de licopeno no sangue estão associados a um maior risco de ataque cardíaco e de derrames. Por outro lado, consumir com regularidade tomates aumenta os níveis de HDL (“bom colesterol”).

3. Noz

As nozes são uma fonte de fibras e de diversos micronutrientes tais como magnésio, cobre e manganês. O seu consumo regular poderá reduzir o colesterol LDL, tal como o abacate, baixar a pressão arterial, o stress da oxidação das células e a inflamação, tal como acontece com o consumo de tomates. Por esta razão o consumo regular e moderado (30g por dia, cerca de um punhado) está associado a um menor risco de doença cardíaca.

4. Edamame

O edamame, para quem não conhece, são as vagens de soja antes de amadurecem. De origem asiática e tal como muitos produtos de soja, o edamame é rico em isoflavonas de soja, um flavonoide que contribui para a diminuição dos níveis de colesterol e melhora a saúde do coração. Além disso é rico em fibras e antioxidantes, que fornecem inúmeros benefícios à saúde em geral.

5. Sementes

Sementes como a chia, linhaça e de cânhamo são uma excelente fonte de nutrientes que têm um grande impacto na saúde cardiovascular onde se incluem as fibras e ácidos gordos ómega-3. As sementes de cânhamo, por exemplo, são ricas em arginina, um aminoácido que tem sido associado a níveis de marcadores inflamatórios reduzidos na corrente sanguínea. Já a linhaça contribui para a manutenção da pressão arterial e dos níveis de colesterol.

Catarina Sofia Correia
Nutricionista / Clínica Tejo Saúde
Cédula: 2653NE

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.