A Alpine anunciou os planos a longo prazo, como marca do Grupo Renault dedicada a automóveis desportivos, inovadores, autênticos e exclusivos.
As atuais atividades da Alpine Cars, Renault Sport Cars e Renault Sport Racing serão reunidas numa única entidade, sob a marca Alpine. A Alpine pretende associar a credibilidade de uma marca autêntica, a uma produção especializada, ao domínio de engenharia e a uma imensa exposição mediática na Fórmula 1.
A Alpine e a Renault têm uma longa história na competição, em diferentes categorias, seja na Fórmula 1, nos Ralis ou na Resistência. A competição permanecerá no centro dos ambiciosos planos da Alpine, com a Fórmula 1 a desempenhar um papel central na estratégia desportiva da marca. A partir de 2021, a equipa Alpine F1 competirá contra alguns dos mais prestigiados nomes da indústria automóvel e entrará no muito exclusivo e restrito “clube” das equipas de fábrica.
“Dar uma identidade forte e específica à Fórmula 1, mas também ao programa de competição da Alpine, é uma evidência e uma oportunidade. Ao colocar o desporto automóvel no centro da nossa abordagem, a identidade gráfica é fundamental. A decoração apresentada, hoje, é a primeira evocação à nova identidade do Alpine F1 Team. Alguns elementos gráficos estruturais permanecerão com o ‘uniforme’ das corridas, outros evoluirão. O emblema Alpine de dimensões generosas e o grafismo tricolor é o primeiro símbolo de forte identidade da marca em competição. O azul, o branco e o vermelho representam as cores da bandeira francesa e inglesa, numa simbologia muito importante para nós.” afirma Antony Villain, Diretor de Design da Alpine.
A Alpine beneficiará dos recursos do Grupo Renault e da Aliança Renault-Nissan-Mitsubishi, que incluem tecnologias como a plataforma EV da Aliança, a presença industrial global do grupo, o acesso a uma estrutura de compras profissional que permitirá garantir a otimização dos custos, sem esquecer também o acesso privilegiado à rede de distribuição global e os serviços financeiros da RCI.
Para Laurent Rossi, Diretor-geral da Alpine, “A nova entidade Alpine combina três marcas com ativos e áreas de excelência distintas, em prol de uma empresa única e autónoma. O ‘know-how’ da nossa fábrica de Dieppe, e a excelência da engenharia das nossas equipas de F1 e da Renault Sport, brilharão com a nossa gama 100% elétrica e tecnológica, ancorando assim o nome ‘Alpine’ no futuro. Estaremos nas pistas e nas estradas, de forma autêntica, com a mais elevada tecnologia e seremos disruptivos e apaixonados”.
Fundada em 1955 por Jean Rédélé, a Alpine afirmou-se, ao longo dos anos, com os seus modelos desportivos. Em 2018, a marca apresentou o novo A110, um modelo desportivo fiel aos princípios intemporais da Alpine em matéria de leveza, agilidade e prazer de condução.