Home » Ciência & Tecno » Altice alinhada com a União Europeia (UE) para o 5G
Altice alinhada com a União Europeia (UE) para o 5G

Altice alinhada com a União Europeia (UE) para o 5G

Altice Portugal reitera a sua posição de liderança do 5G roadmap em Portugal já iniciado há mais de um ano, preparando-se agora para uma demonstração em ambiente de rede comercial e com terminal pré-comercial 5G, a funcionar na banda dos 3,6 GHz, com recurso a um equipamento 5G da Huawei, que alcançará velocidades na ordem dos 1,5Gbps.

O investimento da Altice Portugal no 5G posicionou-a também para a liderança, através da Altice Labs, do consórcio para a implementação do 5G em Portugal, que beneficia do apoio do COMPETE 2020, consubstanciado num conjunto de fundos comunitários da EU no âmbito do Portugal 2020. Este apoio atribuído a entidades de referência no setor, entre as quais a Altice Portugal, insere-se no Sistema de Incentivos às Empresas, Investigação e Desenvolvimento Tecnológico, Programas Mobilizadores, num movimento de extrema importância para o desenvolvimento estratégico e competitivo de Portugal, o qual a Altice Portugal tem o maior orgulho de poder liderar.

Para Alexandre Fonseca, Presidente Executivo da Altice Portugal, «a liderança deste consórcio é um reconhecimento da capacidade tecnológica e de inovação da Altice Portugal e, ainda, um fortíssimo voto de confiança, que o maior operador de comunicações português transfere para um compromisso ainda maior com o ecossistema de desenvolvimento económico português».

De notar que a GSMA Intelligence estima que o 5G represente mais de 30% do total das ligações móveis na Europa em 2025, com 214 milhões de utilizadores. Uma pesquisa a nível global da Gartner conclui, ainda, que mais de metade das empresas (57%) pretende utilizar o 5G para suportar a comunicação com a Internet of Things (IoT), um dos drivers fundamentais, neste ano de 2018, do investimento em Tecnologias de Informação.

A tecnologia 5G apresenta-se como um novo paradigma nas redes de telecomunicações, ao pretender alargar o seu âmbito de aplicação a casos de uso atualmente suportados por redes privadas e com fios. Para além de maiores débitos (20Gbps) e maior mobilidade (500Km/h), o 5G deverá garantir tempos de resposta menores (latências de 1ms) e permitir um grande número de dispositivos ligados (1 milhão/Km²).

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.