O Município da Amadora assinala o Dia Mundial das Hepatites Virais que se celebram a 28 de julho, com as fachadas dos edifícios dos Paços do Concelho e Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, iluminadas com a cor amarela, na noite de 27 para 28 de julho. Esta iniciativa tem como objetivo, alertar a população para a prevenção e tratamento das hepatites virais enquanto problema de saúde pública.
Esta ação responde ao repto lançado pelo Programa Nacional para as Hepatites Virais da Direção-Geral da Saúde que anualmente assinala esta data.
O tema deste ano da World Hepatitis Alliance “É Tempo de Ação”, é um convite para que, no dia 28 de julho, a população seja alertada para o problema das hepatites e tem como objetivo unir a comunidade global para a tomada de decisão e implementação de ações efetivas e necessárias que priorizem a eliminação das hepatites virais.
A Autarquia assinou a primeira versão da Declaração de Paris a 10 de outubro de 2018, aderindo à iniciativa internacional Fast Track Cities – “cidades na via rápida para eliminar o VIH”.
O programa conjunto das Nações Unidas para o VIH/SIDA (ONUSIDA) definiu objetivos para a eliminação da infeção pelo VIH/SIDA, para o esbatimento das desigualdades e para o desenvolvimento de respostas centradas nas pessoas.
Neste âmbito, os objetivos até 2025 das Fast-Track Cities são de 95-95-95 (95% das pessoas que vivem com a infeção VIH diagnosticadas, dessas 95% em tratamento e das em tratamento, 95% com carga viral indetetável), mantendo a tolerância zero para o estigma e discriminação em respeito às pessoas que vivem com a infeção pelo VIH/SIDA.
Neste contexto, a Declaração de Paris foi revista (versão 4.0.) e o município da Amadora assinou a nova versão a 3 de dezembro de 2021, comprometendo-se a evidenciar esforços para o seu alcance até 2025.
No âmbito do Plano Estratégico para a Intervenção na Área do VIH e SIDA 2019-2025, pretende-se no âmbito do eixo 1 – Promover ações de prevenção universal do VIH, SIDA e hepatites, dirigidas à comunidade da Amadora e/ou a organizações de base comunitária.