Home » Municipios » Amadora: Avança a remoção de amianto nas escolas
Amadora: Avança a remoção de amianto nas escolas
Amadora: Avança a remoção de amianto nas escolas

Amadora: Avança a remoção de amianto nas escolas

As escolas da Amadora, vão ser alvo de remoção das estruturas de amianto, de acordo com o despacho conjunto dos Ministros da Educação e da Coesão Territorial que determina os equipamentos escolares onde vão ser retirados materiais com amianto, que entrou em vigor na quarta feira (24).

Segundo a autarquia, está previsto que no âmbito deste despacho, serão cinco, as escolas que vão ser intervencionadas:

  • – Escola Básica Artur Martinho Simões;
    – Escola Básica D. Francisco Manuel Melo;
    – Escola Básica do Alto do Moinho;
    – Escola Secundária da Amadora;
    – Escola Secundária Fernando Namora.

Para além destes estabelecimentos educativos, vai ainda avançar este ano, com investimento municipal e comunitário, a remoção nas escolas de 2.o e 3.o ciclos de Alfornelos, José Cardoso Pires, Pedro D’Orey da Cunha, Almeida Garrett e Cardoso Lopes.

A remoção de fibras de amianto das escolas, vai ser realizada ao abrigo de um programa nacional que custará 60 milhões de euros e será financiado por verbas comunitárias. No caso da Amadora, será totalmente suportado pelo Programa Operacional Lisbo@ 2020.

Com estas intervenções, todas as escolas da rede pública da cidade da Amadora, passam a cumprir os requisitos do quadro normativo nacional. Ao longo dos últimos anos, a Câmara Municipal tem realizado um forte investimento na requalificação e modernização do seu parque escolar, o que permitiu proceder, gradualmente, à remoção do amianto.

Recentemente, foram intervencionadas as escolas do 2.o e 3.o ciclos Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andersen, Mães de Água e Roque Gameiro, e as Escolas Básicas do 1.o ciclo / Jardins de Infância José Ruy, Águas Livres, Terra Dos Arcos, Alice Leite, Maria Emília Lopes de Azevedo, Quinta Grande, Alfragide 1, À-Da-Beja, Manuel Heleno e Cerrado da Bica.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.