Home » Municipios » Amadora: Financiamento do Programa 1.º Direito
Amadora: Financiamento do Programa 1.º Direito

Amadora: Financiamento do Programa 1.º Direito

O Salão Nobre dos Recreios da Amadora, foi esta quinta feira (30) palco da Cerimónia de Assinatura do Contrato de Financiamento (PRR) entre o Município da Amadora e o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, que visa estabelecer as condições e os procedimentos aplicáveis à contratualização dos financiamentos do Programa 1.º Direito, no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, através do Plano de Recuperação e Resiliência – Financiado pela União Europeia, através do Fundo NextGenerationEU.

Este acordo irá permitir o financiamento não reembolsável das obras de reabilitação de 304 fogos localizados no Parque Habitacional Municipal do Bairro do Casal da Boba, em São Brás, freguesia de Mina de Água, através de um investimento estimado total de cerca de 6,5 milhões de euros.

Esta cerimónia contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares, da Presidente do Conselho Diretivo do Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), Isabel Dias, e do Presidente da Assembleia Municipal, António Ramos Preto.

“Os últimos 24 anos têm sido um enorme desafio no setor da habitação, mas nunca como hoje estiveram reunidas as condições para trabalhar nesta área.” referiu a edil da autarquia. “Só será possível concretizar no nosso território os investimentos no âmbito do PRR, porque existe uma Estratégia Local de Habitação para a Amadora, que foi delineada pelas equipas municipais, em parceria com o IHRU, pois só assim se encontram soluções”, acrescentou Carla Tavares, agradecendo o trabalho conjunto com este instituto nacional e garantindo que “estamos preparados para os desafios que temos pela frente”.

Já Isabel Dias, referiu que “este é um passo importante para o município da Amadora e para o IHRU, na concretização dos objetivos que temos traçados para este território, na medida em que permitirá a melhoria das condições de vida da população”, acrescentando que as duas entidades estão empenhadas em “promover soluções habitacionais no terreno de uma forma atempada”. “O esforço de todos é imprescindível para ultrapassar as dificuldades e a Administração Central e Local contribuem para encontrar as soluções necessárias aos problemas habitacionais atualmente existentes.”, rematou a presidente do IHRU.

Informações sobre o PRR – Plano de Recuperação e Resiliência: https://recuperarportugal.gov.pt/

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.