Site icon Ipressjournal

Amadora inaugurou o Espaço dedicado aos sem abrigo

Amadora inaugurou o Espaço dedicado aos sem abrigo

A Amadora inaugurou esta quinta feira, o Espaço Aberto ao Diálogo (EAD), uma iniciativa da autarquia que pretende dar uma maior resposta às necessidades diagnosticadas junto das Pessoas em Situação de Sem-Abrigo (PSSA).

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, apadrinhou com a sua presença esta inauguração, que se integra no âmbito do Projeto Passa a Palavra, desenvolvido em parceria com a Comunidade Vida e Paz desde 2017.

O novo Espaço Aberto ao Diálogo (EAD), com cerca de 380 m2, funcionará de 2.ª a 6.ª feira, das 9h00 às 17h00 e manterá as respostas de alimentação, higiene e atendimento, em moldes diferentes.

A alimentação disponibilizada será uma refeição completa, passando a haver a possibilidade de os utentes almoçarem no refeitório do espaço. Foram criados 2 balneários, para que homens e mulheres possam fazer a sua higiene em espaços diferentes.

Além do atendimento social, será disponibilizado atendimento de psicologia, passando o espaço a contar com a presença de um psicólogo a tempo inteiro.

Será ainda disponibilizado serviço de lavandaria, de apoio na procura de emprego, uma sala polivalente para o desenvolvimento de atividades diversas, espaço de acesso a internet, palestras temáticas, dinâmicas motivacionais de grupo e sala de reuniões para o grupo operacional do NPISA Amadora, sendo que este espaço será também a sede deste Núcleo.

Atualmente, a frequência semanal é de cerca de 30 utentes, sendo que com as novas atividades e dinâmicas a disponibilizar nas novas instalações do EAD objetiva-se um aumento da adesão das PSSA, com vista a um acompanhamento mais próximo e completo deste grupo da população.

Para Carla Tavares, Presidente da Câmara Municipal da Amadora, “este é um dia importante. É deste conjunto de sinergias e trabalho em rede que conseguimos superar os desafios, para fazermos, todos em conjunto, mais e melhor”, destacou.

Partilhe:
Exit mobile version