Home » Cultura » Concursos Literários » Ana Cristina Pereira venceu o Prémio Orlando Gonçalves
Ana Cristina Pereira venceu o Prémio Orlando Gonçalves

Ana Cristina Pereira venceu o Prémio Orlando Gonçalves

A Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos na Amadora, anuncia para o próximo sábado (14), pelas 11h30, a entrega do Prémio Literário Orlando Gonçalves, à jornalista Ana Cristina Pereira, vencedora da 27.ª edição deste Prémio, na modalidade de Jornalismo, com a reportagem “Ao fim de 40 anos, Vicente não queria sair da prisão“.

De 13 a 15 de setembro realiza-se a 9.ª edição da Festa do Livro, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, com várias atividades para todas as gerações como debates, workshops, bem como uma feira do livro, no âmbito das comemorações do 45.º aniversário do município da Amadora.

Sobre a obra premiada

O júri desta edição, constituído por Sofia Palma Rodrigues, em representação da Câmara Municipal da Amadora, Luís Filipe Simões, representante do Sindicato dos Jornalistas e Tiago Torres da Silva pela Sociedade Portuguesa de Autores, considerou que “a seriedade do trabalho apresentado, o facto de este resultar de uma investigação que se estendeu por um longo de período de tempo, a urgência e especificidade do assunto tratado, a relevância do tema e a qualidade da narrativa foram pontos fundamentais para a tomada de decisão.

Além disso, “os jurados não querem deixar de dar os parabéns aos outros autores a concurso sublinhando que, num momento tão hostil ao jornalismo de investigação como aquele em que vivemos, ter lido um lote de artigos tão sérios e tão bem elaborados enche-nos de esperança no futuro da tão maltratada profissão de jornalista.

O Prémio Literário Orlando Gonçalves foi instituído pela Câmara Municipal da Amadora em 1998, com o objetivo de homenagear a memória do escritor e jornalista Orlando Gonçalves e, incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa.

Este prémio destina-se a galardoar, anualmente e de forma alternada, uma obra de ficção narrativa e um trabalho jornalístico de investigação ou grande reportagem. A Câmara Municipal da Amadora atribui à vencedora o prémio no valor de cinco mil euros.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.