Site icon Ipressjournal

Ana Magalhães venceu a Etapa Regional do CCA’22

Ana Magalhães venceu a Etapa Regional do CCA’22

Ana Magalhães do Six Senses Douro Valley foi a vencedora Etapa Regional do CCA’22

O concurso Chefe Cozinheiro 2022, o maior e mais importante concurso de cozinha para profissionais, em Portugal, realizou esta quinta feira, 19 de maio, a 3ª Etapa Regional, na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Esta foi a Etapa Norte e Centro que contou com a participação a concurso dos 6 chefes de cozinha apurados.

Ana Magalhães do Six Senses Douro Valley foi a vencedora, com a apresentação ao júri de um menu composto por: Entrada (Escabeche de cavala com amêndoa e ervas), Prato de Peixe (Grão de bico com línguas de bacalhau), Prato de Carne (Cabrito assado com arroz de miúdos) e Sobremesa (Leite creme de alfazema, chocolate, mel e limão), cozinhado durante a prova com a duração de 4 horas e 30 minutos. Ana Magalhães tem 26 anos.

Feliz com a vitória, Ana Magalhães afirmou: “não estava nada à espera de ganhar a etapa. Nos últimos dias estive bastante nervosa, mas hoje durante a prova consegui estar completamente calma e focada no que tinha treinado”.

Em 2º lugar ficou Helena Castro do Antiqvvm e em 3º lugar ficou Carlos Torres dos Restaurantes Elêbe. Estiveram ainda a concurso Nélson Amorim do Six Senses Douro Valley, Helena Carvalho do Terminal 4450 e Rosério Barbosa do Hotel Prazer da Natureza Resort & Spa.

A avaliar a prova estiveram os chefes António Bóia do JnCQUOI, António Loureiro, d’A Cozinha e Tiago Bonito, da Casa da Calçada.

Os concorrentes tiveram como desafio recriar o menu com que se apresentaram na fase de inscrições e que, segundo o regulamento do concurso, deverá defender e preservar as raízes da gastronomia tradicional portuguesa, os produtos e matérias-primas de origem nacional”.

O almoço para os convidados da etapa foi elaborado por Hugo Alves, CCA 2021 e chefe de cozinha no restaurante Norma em conjunto com Delfim Soares, chefe residente da EHT Porto e a sua equipa de alunos.

De recordar que esta competição já distinguiu figuras de renome no panorama gastronómico nacional como Henrique Sá Pessoa (CCA 2005), João Rodrigues (CCA 2007), António Loureiro (CCA 2014) e Luís Gaspar (CCA 2017). Em 2022 o concurso cumpre a 33ª edição.

As distinções

Além do título de Chefe Cozinheiro do Ano 2022, atribuído ao concorrente que obtiver maior pontuação na Final Nacional, serão também atribuídos as distinções Helmut Ziebell, designado ao prato e concorrente que reúna consenso no júri pela sua criatividade, o prémio Virgílio Nogueiro Gomes, atribuído ao prato que revele com maior evidência a evolução da Cozinha Portuguesa e o Prémio Sustentabilidade Makro, atribuído ao concorrente que revele maior atenção e compromisso com práticas de sustentabilidade durante a sua prova. Serão valorizados temas como a separação de resíduos, aproveitamento de recursos e minimização de desperdício alimentar.

Partilhe:
Exit mobile version