Site icon Ipressjournal

Ana Pedro foi eleita presidente da APED

Ana Pedro foi eleita presidente da APED

Ana Pedro foi eleita presidente da APED

Ana Pedro, anestesiologista e especialista em Medicina da Dor, foi eleita presidente da Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED), com mandato para os próximos três anos. Atualmente é Diretora da Unidade de Dor do Hospital Prof. Doutor Fernando da Fonseca.

A nova direção da APED pretende promover iniciativas de formação dirigidas a profissionais de saúde e apostar numa relação mais próxima a todas as pessoas que sofrem de dor.

“Nos próximos anos vamos continuar a reforçar o nosso papel na formação dos profissionais de saúde e apostar numa proximidade aos doentes, através de iniciativas de sensibilização e educação para um diagnóstico mais precoce, uma referenciação mais célere, um acompanhamento multidisciplinar e um tratamento adequado”, diz Ana Pedro.

A presidente da APED explica ainda que “o tratamento da dor em Portugal tem vindo a desenvolver-se mas há ainda muito que trabalhar com vista a obter, de forma eficiente, reduções significativas nos custos individuais e sociais provocados pela dor crónica, estimados em mais de quatro mil milhões de euros anuais”.

A direção da APED é agora constituída por Ana Pedro (presidente), Miguel Casimiro (vice-presidente), Filipe Antunes (vice-presidente), Rosário Abrunhosa (secretária), Graça Mesquita (tesoureira), Vasco Galhardo (vogal) e Anabela Marques (vogal).

A dor crónica é reconhecida como um grave problema de saúde pública. Em Portugal, o impacto socioeconómico da dor crónica é estimado em dois mil milhões de euros/ano, custo que atinge os 4,6 mil milhões de euros quando somados os gastos com incapacidades temporárias, baixas médicas e reformas antecipadas. Estima-se que, em Portugal, mais de 30 por centro da população adulta sofre de dor crónica.

A Associação Portuguesa para o Estudo da Dor (APED) tem por objetivos promover o estudo, o ensino e a divulgação dos mecanismos fisiopatológicos, meios de prevenção, diagnóstico e terapêutica da dor.

Partilhe:
Exit mobile version