Home » Economia » Empresas » An√°lise da XTB √† Explora√ß√£o da Galp na Nam√≠bia
Análise da XTB à Exploração na Namíbia da Galp

Análise da XTB à Exploração da Galp na Namíbia

A explora√ß√£o das reservas petrol√≠feras de Mopane, na Nam√≠bia, s√£o de destaque para a Galp. Trata-se de grandes reservas petrol√≠feras, com capacidade para extrair 10 mil milh√Ķes de barris, estimando-se que tenham um valor de cerca de 20 mil milh√Ķes de d√≥lares.

A GALP det√©m 80% da parcela de explora√ß√£o, pelo que, as quest√Ķes em rela√ß√£o √† venda de uma parte continuam em cima da mesa. J√° tinham sido mencionados v√°rios potenciais interessados da g√≠ria das grandes petrol√≠feras como a Shell e Exxon Mobil.

Entretanto, surgiu a notícia [da Bloomberg] que a francesa Total Energies e a norueguesa Equinor ASA juntaram-se à americana Exxon Mobil e à holandesa Shell na corrida por uma parcela da exploração. A Galp já comunicou que tem interesse em partilhar a exploração (venda) de metade da sua parcela, ou seja 40%.

O facto da Galp vender metade da parcela permite arrecadar capital muito significativo no presente, o que lhe vai permitir consolidar melhor as suas obriga√ß√Ķes de d√≠vida e ainda ficar com capital para continuar os seus investimentos de explora√ß√£o de petr√≥leo e g√°s. Trata-se de uma posi√ß√£o estrat√©gica, em que a empresa opta por receber cash flow no presente, provavelmente mais baixo, mas, em contrapartida, vai recebe-lo mais r√°pido.

Isto permite impulsionar as suas explora√ß√Ķes/investimentos enquanto pode reduzir as suas d√≠vidas e apresentar um quadro mais s√≥lido das suas contas junto dos investidores. Esta decis√£o, para al√©m de proporcionar tudo isso, como n√£o existe a venda total da sua parcela, ainda assegura um cash flow futuro quando a explora√ß√£o de Mopane estiver em funcionamento, o que lhe permite continuar a pensar na sua sustentabilidade a longo prazo assegurando fontes de rendimento futuro.

Fonte: XTB

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.