Home » Atualidade » Nacional » André Jordan homenageado em Vilamoura
André Jordan homenageado em Vilamoura

André Jordan homenageado em Vilamoura

O empresário André Jordan, que ficou conhecido pela forte influência no turismo português, vai ser homenageado no próximo dia 9 de Julho (11h30), em cerimónia de descerramento de uma placa toponímica, na via que era conhecida como “Avenida Praia da Falésia”, junto ao Lake Resort em Vilamoura, que passará a designar-se “Avenida Comendador André Jordan”, uma homenagem do Algarve, em especial do concelho de Loulé, a esta figura indissociável do turismo nacional.

André Jordan (Andrzej Franciszek Spitzman Jordan) nasceu a 10 de setembro de 1933, em Lviv, Polónia (hoje cidade da Ucrânia). Deixou o seu país ainda criança, quando a ameaça da Segunda Guerra Mundial e da perseguição Nazi se tornavam reais. A família, que perdera tudo na Polónia, teve uma breve passagem por Portugal mas foi no Brasil que se estabeleceu. Aí, Jordan começa a sua carreira, primeiro como jornalista e depois no imobiliário, passando mais tarde por outros países, como o Uruguai, a Argentina e os Estados Unidos da América.

Regressa a Portugal em 1970 e fica conhecido pelo seu grande projeto no sul do país, a Quinta do Lago, reconhecida hoje como um dos empreendimentos de golfe e lazer mais famosos do mundo.

Tendo como inspiração os country clubs americanos, a Quinta do Lago foi adaptada às características da paisagem algarvia. O conceito era novo em Portugal, mas Jordan acreditou no seu futuro brilhante.

Com uma carreira de mais de 50 anos, criou ainda o Belas Clube de Campo, uma comunidade residencial com campo de golfe, perto de Lisboa, e levou a cabo um dos mais extraordinários planos de revitalização na zona de Vilamoura, assim como a criação do Programa Vilamoura XXI, também no Algarve.

É Doutor Honoris Causa pelo ISCTE e pela Universidade do Algarve. Foi Cônsul Honorário do Brasil no Algarve durante 17 anos.

É Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique e foi condecorado pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Comercial. O Governo brasileiro designou-o Grande Oficial da Ordem do Rio Branco. É cidadão honorário das cidades do Rio de Janeiro e Nova Iorque. e recebeu a Medalha de Ouro de Loulé (1998) e Sintra, bem como do Turismo do Algarve. Foi nomeado Oficial da Ordem do Império Britânico, pela Rainha Isabel II. Recebeu do Prémio Nacional de Turismo – categoria Carreira.

Em 2014, foi considerado uma das 12 personalidades mais influentes no turismo a nível mundial.

André Jordan participou da fundação de várias importantes instituições nas áreas empresarial e da cultura.
É autor de livros sendo o mais recente “Uma Viagem pela Vida”.

Para Vítor Aleixo, presidente do Município de Loulé, esta é “uma justa e merecidíssima homenagem a um homem visionário, que tanto contribuiu para catapultar o Algarve como destino turístico de excelência, tornando a região numa referência mundial do setor, e que honrou este concelho com o seu meritório trabalho ”.

Neste dia, a Autarquia irá atribuir ao homenageado a “Chave do Humanismo”, símbolo do reconhecimento da comunidade.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.