Home » Atualidade » Internacional » Angola é um dos países de maior risco no investimento

Angola é um dos países de maior risco no investimento

Angola é um dos países emergentes com maior nível de risco. Botswana continua a ser a economia emergente mais transparente

A mais recente publicação “Emerging & Frontier Markets” divulgada pela Cushman & Wakefield, descreve que apesar das recentes dificuldades sentidas nas principais economias dos países emergentes, estes mercados mantêm-se como uma boa alternativa de investimento.

A terceira edição do estudo “Emerging & Frontier Markets”, que inclui um índice de risco associado por país discute a forma como nos últimos 20 anos o cenário da economia global se alterou, com os investidores a procurarem cada vez mais as elevadas taxas de retorno dos países emergentes.

Estes mercados também se tornaram particularmente atrativos para as empresas, que desta forma respondem à estagnação sentida nas economias mais maduras.

O continente africano demonstra um desempenho particularmente positivo. Fatores como uma classe média em franco crescimento, melhorias nas infraestruturas e avanços tecnológicos, aliados a um mercado imobiliário com crescente transparência, levaram a que metade das primeiras 10 posições do índice seja ocupada por estados africanos.

Os resultados do índice de 2015 revelam uma manutenção do Botswana como o país mais atrativo para os ocupantes. Outros estados africanos que fazem parte do top 10 do índice são a Africa do Sul, o Gana, Marrocos e a Tunísia.

Refira-se no entanto a grande diversidade do continente africano, pois Angola, a República Democrática do Congo e o Zimbabwe surgem nas últimas posições do índice. A situação frágil do mercado angolano percecionada por ocupantes e investidores tem tido efeitos negativos não só no próprio país, mas também em Portugal, tendo em conta a estreita relação económica entre ambos os países.

Embora o sudoeste asiático seja uma das regiões do mundo com o crescimento mais acelerado, com os VIP’s, Vietname, Indonésia e Filipinas, a registarem um desempenho económico muito positivo, os três países caíram no ranking em 2015, sendo as principais razões alterações nos regimes de propriedade, no caso do Vietnam e das Filipinas, e os custos de registo de propriedade no caso da Indonésia.

No continente americano importa destacar a excelente performance do Uruguai que subiu 16 posições, ocupando em 2015 a 2ª posição do ranking; e do Panamá, que passou da 27ª posição para a 7ª em 2015. Outros mercados como o México, a Argentina e El Salvador registaram também subidas no ranking, estando hoje nas 12ª, 14ª e 19ª posições respetivamente.

Nestas geografias os principais pontos a favor são a as perspetivas de desaceleração económico no curto prazo que se traduzem em expetativas de descida nas rendas; fator favorável para empresas que se queiram localizar nestes países.

Cushman & Wakefield/CS

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.