Home » Cultura » Livros » Literatura » Aniversários de a Mensagem, Fernando Pessoa e da Casa
Fernando Pessoa aos 20 anos | img: © DR CFP | (F)

Aniversários de a Mensagem, Fernando Pessoa e da Casa

A Casa Fernando Pessoa, assinala a 30 de Novembro, três datas significativas, os 80 anos da edição de Mensagem que se comemora a (1 de Dezembro 1934), os 79 anos da morte de Fernando Pessoa e 21 anos da abertura da própria Casa Fernando Pessoa, que desde então tem trabalhado para homenagear e divulgar a memória do autor.

A tarde comemorativa inclui uma visita guiada à Casa Fernando Pessoa, com mostra bibliográfica, o lançamento da edição de Mensagem em braille, numa parceria com a ACAPO e, finamente, a oitava sessão do projecto do grupo “A Tenda” Oito olhares sobre Mensagem.

A visita à Casa Fernando Pessoa, guiada por José Correia, inicia-se às 15h30. Esta visita complementa-se com uma mostra bibliográfica, um trabalho regular e um convite à descoberta das colecções da CFP, com o objectivo de dar a conhecer a vida e obra de Fernando Pessoa. Nesta ocasião a obra visitada será, naturalmente, Mensagem.

Numa colaboração com a ACAPO, oitenta anos depois da primeira edição a obra icónica de Pessoa vê-se transcrita para Braille. Este é um passo significativo de acessibilidade e, definitivamente, único no trabalho desenvolvido em torno da divulgação da obra pessoana. Esta edição é o resultado do trabalho de Mestrado do designer Bruno Brites.

Ao longo de todo o ano, o grupo “A Tenda” tem assinalado o aniversário da primeira edição de Mensagem com um conjunto de espectáculos-performance para os quais tem convocado os mais variados autores. Depois de Lucinda Loureiro em Outubro, este trabalho encerra com Mens Agitat Molem de Hélder Gamboa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.