Site icon Ipressjournal

Ano do Orientador de Formação em Medicina Interna

Ano do Orientador de Formação em Medicina Interna

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), através do Núcleo de Estudos de Formação em Medicina Interna (NEForMI), vai dedicar o ano de 2022 à promoção do Orientador de Formação em Medicina Interna.

Com esta iniciativa pretende-se valorizar a função de Orientador de Formação em Medicina Interna (OFMI), capacitar para a atividade formativa e disponibilizar espaços para a sua própria formação e desenvolvimento profissional.

“Queremos que o AOFMI seja um movimento que envolva toda a Medicina Interna portuguesa, sendo fundamental a articulação com estrutura da SPMI e restantes Núcleos de Estudo, e ainda com o Colégio de Especialidade de Medicina Interna” afirma Nuno Bernardino Vieira, coordenador do NEForMI.

A SPMI pretende ainda identificar os Orientadores de Formação em Medicina Interna e criar uma rede, até agora inexistente, que facilite o contacto de forma eficiente entre a estrutura da SPMI e todos os orientadores de Formação. Segundo Nuno Bernardino Vieira “até ao final de 2022 queremos que em cada serviço de medicina interna do país onde exista formação de IFEs de Medicina Interna seja identificado um OFMI que funcione como elo-de-ligação”.

O ano do Orientador de Formação tem diversas iniciativas previstas onde se destaca a Escola de Formadores em Medicina Interna, que terá a sua primeira edição entre 27 e 29 de maio de 2022, no Luso e, a elaboração de um Guia de Apoio à Formação em Medicina Interna (GAFMI), uma ferramenta que pretende ajudar a encontrar resposta a questões inerentes ao exercício desta função.

Nos dias 4 de fevereiro, em Lisboa, e 21 de outubro, no Porto, terá lugar o Curso de Orientadores de Formação que passará a ter um modelo diferente com parte da formação em e-learning, com a introdução de novos módulos, entre outros Liderança e Comunicação, mantendo os módulos de Gestão de Tempo e de Prioridades, e ainda Gestão de stress e Conflitos em modelo b-learning.

Nos dias 3 de fevereiro, 27 de abril, 6 de julho e 21 de setembro de 2022 vão, por sua vez, realizar-se Webinars de formação para os OFMI, em horário pós-laboral.

Com vista à consolidação dos objetivos será reservada a “Tarde do Orientador de Formação”, no 28º Congresso Nacional de Medicina Interna, o qual se realizará em Vilamoura, em outubro de 2022. Para Carla Araújo, do NEForMI e responsável pela dinamização do AOFMI, “será uma oportunidade para reunir os OFMI de forma presencial criando aqui um espaço de reflexão sobre o papel do Orientador de Formação”.

Partilhe:
Exit mobile version