Home » Sa√ļde » Ano do Orientador de Forma√ß√£o em Medicina Interna
Ano do Orientador de Formação em Medicina Interna

Ano do Orientador de Formação em Medicina Interna

A Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), atrav√©s do N√ļcleo de Estudos de Forma√ß√£o em Medicina Interna (NEForMI), vai dedicar o ano de 2022 √† promo√ß√£o do Orientador de Forma√ß√£o em Medicina Interna.

Com esta iniciativa pretende-se valorizar a função de Orientador de Formação em Medicina Interna (OFMI), capacitar para a atividade formativa e disponibilizar espaços para a sua própria formação e desenvolvimento profissional.

‚ÄúQueremos que o AOFMI seja um movimento que envolva toda a Medicina Interna portuguesa, sendo fundamental a articula√ß√£o com estrutura da SPMI e restantes N√ļcleos de Estudo, e ainda com o Col√©gio de Especialidade de Medicina Interna‚ÄĚ afirma Nuno Bernardino Vieira, coordenador do NEForMI.

A SPMI pretende ainda identificar os Orientadores de Forma√ß√£o em Medicina Interna e criar uma rede, at√© agora inexistente, que facilite o contacto de forma eficiente entre a estrutura da SPMI e todos os orientadores de Forma√ß√£o. Segundo Nuno Bernardino Vieira ‚Äúat√© ao final de 2022 queremos que em cada servi√ßo de medicina interna do pa√≠s onde exista forma√ß√£o de IFEs de Medicina Interna seja identificado um OFMI que funcione como elo-de-liga√ß√£o‚ÄĚ.

O ano do Orientador de Forma√ß√£o tem diversas iniciativas previstas onde se destaca a Escola de Formadores em Medicina Interna, que ter√° a sua primeira edi√ß√£o entre 27 e 29 de maio de 2022, no Luso e, a elabora√ß√£o de um Guia de Apoio √† Forma√ß√£o em Medicina Interna (GAFMI), uma ferramenta que pretende ajudar a encontrar resposta a quest√Ķes inerentes ao exerc√≠cio desta fun√ß√£o.

Nos dias 4 de fevereiro, em Lisboa, e 21 de outubro, no Porto, terá lugar o Curso de Orientadores de Formação que passará a ter um modelo diferente com parte da formação em e-learning, com a introdução de novos módulos, entre outros Liderança e Comunicação, mantendo os módulos de Gestão de Tempo e de Prioridades, e ainda Gestão de stress e Conflitos em modelo b-learning.

Nos dias 3 de fevereiro, 27 de abril, 6 de julho e 21 de setembro de 2022 vão, por sua vez, realizar-se Webinars de formação para os OFMI, em horário pós-laboral.

Com vista √† consolida√ß√£o dos objetivos ser√° reservada a ‚ÄúTarde do Orientador de Forma√ß√£o‚ÄĚ, no 28¬ļ Congresso Nacional de Medicina Interna, o qual se realizar√° em Vilamoura, em outubro de 2022. Para Carla Ara√ļjo, do NEForMI e respons√°vel pela dinamiza√ß√£o do AOFMI, ‚Äúser√° uma oportunidade para reunir os OFMI de forma presencial criando aqui um espa√ßo de reflex√£o sobre o papel do Orientador de Forma√ß√£o‚ÄĚ.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.