Home » Música & Eventos » António Zambujo retoma a digressão internacional
António Zambujo retoma a digressão internacional
António Zambujo retoma a digressão internacional

António Zambujo retoma a digressão internacional

António Zambujo que retoma este mês a digressão internacional, coroa a entrada em 2017 com a terceira platina em Portugal e com a distinção de melhor artista ao vivo no Brasil.

Depois de alcançar a marca de 28 concertos nos Coliseus de Lisboa e Porto, em parceria com Miguel Araújo e de chegar à dupla platina com “Rua da Emenda”, o músico vê o seu mais recente álbum de tributo a Chico Buarque, “Até Pensei que Fosse Minha”, atingir a primeira platina.

Estes foram, aliás, dois dos discos mais vendidos do ano, ficando em 3º e 2º lugar, respectivamente, no top 3 da FNAC.

No início de 2016, tudo apontava para um número impressionante de 17 Coliseus e o fim da temporada António Zambujo e Miguel Araújo ao vivo nos Coliseus. Contudo, com o ritmo a que as datas continuavam a esgotar, o número final de concertos, absolutamente histórico, saldou-se em 15 Coliseus dos Recreios, 13 Coliseus do Porto e 3 concertos em Beja (cidade natal de António Zambujo), ultrapassando os 76.000 espectadores. Para eternizar esta aventura nas salas mais emblemáticas do país, foram ainda lançados vídeos de “No Rancho Fundo” e “Fui colher uma romã” registados ao vivo, que recuperam o ambiente vivido pelos músicos e público, ao longo das 28 noites.

Ao mesmo tempo que esgotava Coliseus em Portugal, António Zambujo percorreu muitos quilómetros fora do país: passou pela Holanda, Bélgica, França, Espanha, EUA, Brasil, Letónia e Suíça e estreou-se em Inglaterra, em Londres, numa Union Chapel completamente esgotada. Ao todo foram 113 concertos que o músico português deu no espaço de um ano, acabando por se destacar não apenas em Portugal mas no plano internacional. O Jornal “El País” descreveu-o como “Homem de uma voz extraordinária, António Zambujo tornou-se no grande renovador da música portuguesa”.

Sobre o novo álbum de tributo a Chico Buarque, “Le Monde” salienta “o requinte, a elegante sensualidade e a grande classe” com que o músico português homenageou a lenda da MPB. Além de ter apresentado o seu último trabalho em Paris, levou-o também ao Brasil, com actuações em Sesc Pinheiros e no ViVo Rio, que integram o Top 10 de melhores concertos do ano pela “Folha de São Paulo” e pelo jornal “O Globo”.

2016 marcou também o início da parceria entre a Periquita e António Zambujo, que juntos celebram “o estilo de vida português”, dedicando ao artista uma edição exclusiva e limitada do vinho Periquita.

Em Janeiro, António Zambujo retoma a digressão internacional, actuando em países como a Alemanha, Japão, Suíça ou o Irão. A apresentação do novo espectáculo “Até Pensei Que Fosse Minha” – álbum que figura na lista dos 10 Melhores Álbuns do Ano para o Expresso e a Blitz e conta com a colaboração do próprio Chico Buarque no tema “Joana Francesa”, da cantora Roberta Sá em “Sem Fantasia” e da fadista Carminho no tema “O Meu Amor” -, terá início com dois concertos já esgotados a 1 e 2 de Março, na Gulbenkian, em Lisboa.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.