Home » Hotelaria & Resorts » Apanha de Alfarroba no Hotel Quinta do Marco
Apanha de Alfarroba no Hotel Quinta do Marco

Apanha de Alfarroba no Hotel Quinta do Marco

O Hotel Rural Quinta do Marco proporciona aos seus clientes, a vivência de experiências relacionadas com as atividades agrícolas e rurais. No início desta semana, turistas nacionais e estrangeiros, foram convidados a experienciar “um verdadeiro dia no campo”, com os agricultores, na apanha de alfarroba.

A experiência iniciou durante a manhã, com uma explicação sobre a importância da alfarroba e as possíveis utilizações deste fruto que, de momento, é o verdadeiro “ouro negro do Algarve”. De seguida, os muitos Clientes que aderiram à experiência iniciaram os trabalhos. Começaram pela operação de varejar (deitar os frutos abaixo na árvore) efetuada por miúdos e graúdos, enquanto outros iniciaram a apanha, sendo que o fruto é recolhido em “alcofas” (recipiente feito em empreita de palma algarvia) e posteriormente acondicionado em sacas com cerca de 30 a 40 kg cada.

Como em todas as atividades campestres, houve lugar à “bucha” servida debaixo da árvore, com produtos à base de alfarroba, nomeadamente Bolo Caseiro de Alfarroba, Sandes em Pão de Alfarroba e bolas de Berlim de Alfarroba, com diversos recheios, que constituíram o agrado de todos e proporcionaram ainda mais força para continuar o trabalho.

Tal como em todas as nossas experiências, o almoço foi um momento de confraternização entre turistas e agricultores. A ementa, tipicamente regional, incluiu petingas fritas com arjamolho (salada típica do interior algarvio) e um cozido de grão. Na sobremesa, a novidade foi a degustação de gelado de alfarroba, que foi especialmente do agrado dos mais novos. Como não poderia deixar de ser, o café foi acompanhado por um copinho de aguardente de medronho.

Desta forma, os clientes do Hotel Quinta do Marco enriqueceram os seus conhecimentos e comprovaram, na primeira pessoa, que o Algarve não é só o sol e praia e que existem diversos complementos que podem vivenciar, durante as férias, naquela que é a principal região turística do país. Simultaneamente foi possível aproveitar a oportunidade para promover os derivados da alfarroba, fruto que se tornou em poucos anos no principal rendimento anual dos agricultores.

Esta experiência contou com o apoio da empresa Farodoce, líder na produção e comercialização de Bolas de Berlim de Alfarroba.

Destaque-se que o Hotel Rural Quinta do Marco, inserido numa propriedade agrícola com 18 hectares, tem vindo a reforçar a plantação de alfarrobeiras, também em consequência desta ser uma árvore de sequeiro sem grandes necessidades de água.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.