Home » Saúde » APCA assinala 20 anos de cirurgia de ambulatório em Portugal
APCA assinala 20 anos de cirurgia de ambulatório em Portugal

APCA assinala 20 anos de cirurgia de ambulatório em Portugal

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) assinala no próximo dia 15 de Setembro, 20 anos de cirurgia de ambulatório em Portugal.

A sessão comemorativa de homenagem a todos aqueles que mais de destacaram nos últimos 20 anos de cirurgia de ambulatório, no nosso país, tem lugar pelas 14h30, nas instalações da Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos, no Porto.

“O êxito da cirurgia ambulatória passa, sobretudo, pela multidisciplinaridade, onde estão envolvidos diferentes grupos de profissionais, garantindo segurança e elevados índices de qualidade no tratamento dos doentes”, explica Carlos Magalhães, presidente da APCA.

E relembra: “No início da cirurgia ambulatória havia muita desinformação e receio de que podia ser um perigo o doente ser operado e ir para casa, mas hoje já sabemos que os doentes em regime de ambulatório são tratados da mesma forma como se fossem internados, mas com níveis de qualidade e de satisfação maiores e com a mesma segurança, diminuindo infeções hospitalares”.

Este ano, o grande marco da cirurgia de ambulatório foi a criação, em decreto-lei, pelo Ministério da Saúde, de um Grupo de Trabalho para o Acompanhamento do Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório (GTADCA), coordenado pela APCA, com o objetivo de proceder à avaliação da cirurgia ambulatória, nos últimos 10 anos, em Portugal, e identificar áreas de intervenção prioritária.

A cirurgia em regime de ambulatório tem tido, nos últimos anos, em Portugal, um desenvolvimento positivo, sendo que o principal fator de sucesso e desenvolvimento tem sido a sua característica multidisciplinar, envolvendo diferentes grupos profissionais, assim como a garantia de segurança e de elevados índices de qualidade no tratamento dos nossos doentes.

A Associação Portuguesa de Cirurgia Ambulatória (APCA) é uma instituição com o estatuto de utilidade pública e foi criada em setembro de 1998. O seu principal objetivo é a promoção da cirurgia de ambulatório, a nível nacional, contribuindo para o seu crescimento e implementação.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.