Site icon Ipressjournal

Apelo pelo fim da brutal repressão no Irão

Apelo pelo fim da brutal repressão no Irão

A brutal repressão que impera no Irão, por parte das forças de segurança às ordens do regime dos Aytolas, ganha um maior agravamento, com a recente condenação à morte pelos tribunais iranianos, de cinco pessoas, por participarem nos protestos em massa que assolam aquele país do Golfo Pérsico.

Atualmente no Irão, já se contam por centenas as pessoas que tem sido mortas, entre os quais, jornalistas, defensores dos direitos humanos, estudantes universitários, mães, crianças e muitas pessoas presas, submetidas a torturas, que desaparecem ou são alvo de julgamentos injustos. Mais de mil acusações já foram feitas somente em Teerão e outras centenas proferidas contra pessoas presas, por todo o país.

O regime que não recua, passou a uma nova fase, promovendo execuções públicas para reprimir a revolução, o que no entanto não tem reduzido as manifestações e ações de protesto nacional, com milhares de iranianos, a continuar a protestar nas ruas e nas redes sociais.

A AVAAZ, organização dos direitos humanos, apela ao apoio de todos para ajudar o povo Iraniano, com a assinatura de uma petição urgente, para que os povos e os governos democratas ajudem a parar essas mortes brutais, um apelo que será levado diretamente à ONU.

Os EUA, a União Europeia, o Reino Unido e o Canadá impuseram sanções a Teerão em decorrência das violações aos direitos humanos, mas muito ainda precisa ser feito.

O Conselho de Direitos Humanos da ONU reúne hoje em Genebra, na Suíça, em sessão especial para discutir os protestos no Irão. Esta reunião pode levar à criação de um mecanismo independente para investigar e punir as violações mais graves dos direitos humanos cometidas no Irão, durante a recente repressão.

AVAAZ / CS

Partilhe:
Exit mobile version