Home » Atualidade » Mundial » Apelo urgente do Primeiro Ministro de Tuvalu
Apelo urgente do Primeiro Ministro de Tuvalu
Kausea Natano - Primeiro-ministro de Tuvalu

Apelo urgente do Primeiro Ministro de Tuvalu

Kausea Natano, Primeiro ministro de Tuvalu, um pequeno Estado da Polinésia formado por um grupo de nove ilhas e atóis, no sul da Oceania, dirigiu uma mensagem urgente aos líderes mundiais que se encontram na COP27, a “Cimeira do Clima”, que está a decorrer no Egipto.

Este grupo de nove ilhas, está a afundar, devido à subida do mar, podendo vir a ser uma das primeiras nações do planeta a desaparecer, devido ao agravamento da mudança climática. Kausea Natano vai exigir um novo “TRATADO GLOBAL, para acabar com a utilização de combustíveis fósseis e ajudar os países mais vulneráveis a enfrentar a devastação climática” que se avizinha.

Aos líderes mundiais na COP27,

As mudanças climáticas estão a afundar as ilhas do Pacífico.

O vício do mundo em petróleo, gás e carvão resulta na ameaça dos mares engolirem as nossas terras, centímetro a centímetro.

Mas não ficaremos de braços cruzados enquanto o nosso lar é apagado do mapa!

Por isso, unimo-nos a centenas de vencedores do Prêmio Nobel e milhares de cientistas em todo o mundo, para pressionar os líderes mundiais a aderirem ao “Tratado de Não Proliferação de Combustíveis Fósseis”, visando uma transição justa para a energia renovável.

Chegou a hora de fazer as pazes com o planeta, garantindo recursos urgentes às nações vulneráveis para lidar com as perdas e danos causados pelos desastres climáticos e para fazer com que os poluidores paguem.

Dizem que os oceanos engolirão o lugar que chamamos de lar um dia. Mas prometo a vocês: até esse dia chegar, nós vamos seguir a lutar.

Porque se podemos salvar nossas ilhas, podemos salvar o mundo.

Tuvalu mo te Atua

Kausea Natano
Primeiro-ministro de Tuvalu

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.