Home » Cultura » Livros » Apresentação do livro “Discreto Cavalheiro” na Amadora
Apresentação do livro "Discreto Cavalheiro" na Amadora

Apresentação do livro “Discreto Cavalheiro” na Amadora

O Auditório Rogério Rodrigues, na Biblioteca Municipal Fernando Piteira Santos, Amadora, recebe no Dia Mundial do Livro, 23 de abril, a partir das 14h30, a apresentação do livro “Discreto Cavalheiro” (Ancora Editora, 2022), obra vencedora da 24.ª Edição do Prémio Literário Orlando Gonçalves – Modalidade Ficção Narrativa, do escritor António Garcia Barreto.

A obra será apresentada por Miguel Real.

Entrada livre.

Sinopse | “Discreto Cavalheiro” de António Garcia Barreto

Nos anos 30 do século XX, em pleno consulado de Salazar, a morte inesperada do Professor Cartago, um latifundiário alentejano, arqueólogo amador com trabalhos de campo na cidade romana de Ammaia (Aramenha/Marvão), levanta dúvidas aos seus filhos. O Professor é uma figura próxima do regime vigente na época, lavrador rico, viúvo recente, pessoa discreta, de parcas palavras e gestos.

A morte do Professor é tratada pelas autoridades como um acidente ocorrido na sequência de uma queda em Ammaia.
Os filhos discordam e tentam esclarecer a situação. Recorrem aos serviços de um detetive privado, João Raposo, antigo polícia de investigação criminal, cujo trabalho está bem cotado entre as classes altas da sociedade.

O detetive percorre vários locais de Lisboa, desloca-se a Castelo de Vide e às ruínas da cidade de Ammaia. Durante essa investigação João Raposo é vigiado por elementos da PVDE, a polícia secreta do Estado Novo. Enfrentando silêncios e ataques de gente ao serviço de um tal coronel Pereira, a conclusão a que o detetive chega é surpreendente. A morte do Professor Cartago nada tem a ver com o relatado pelas autoridades.

Sobre | António Garcia Barreto

Escritor e gestor de recursos humanos.

António Garcia Barreto nasceu na Amadora.
Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras de Lisboa. Enquanto militar participou na guerra colonial em Moçambique. Colaborou nos jornais «Notícias» de Lourenço Marques (Maputo), «República», «Diário», «O Ponto» e «Diário Popular». Alguns dos seus textos constam de seletas escolares. Nos anos de 1980/81 criou e dirigiu a Oficina do Tio Lunetas, página infantojuvenil do jornal «Notícias da Amadora». Publica o blogue “Viagens por dentro dos dias”.

O Prémio

O Prémio Literário Orlando Gonçalves, instituído em 1998 pela Câmara Municipal da Amadora, tem por objetivo, por um lado, homenagear a memória do escritor e jornalista Orlando Gonçalves e por outro incentivar a produção literária, contribuindo para a defesa e enriquecimento da língua portuguesa. Este prémio, no valor de cinco mil euros, destina-se a galardoar, anualmente e de forma alternada, uma obra de ficção narrativa e um trabalho jornalístico de investigação ou grande reportagem.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.