A Fundação AIP, através da AIP – Feiras, Congressos e Eventos, em parceria com a Câmara de Comércio e Indústria Árabe-Portuguesa, realizou na passada segunda-feira, no Centro de Reuniões da FIL, duas sessões do ‘Arab Market Overview’, com enfoque nos mercados dos Emirados Árabes Unidos e do Egipto e onde marcaram presença 121 representantes de empresas nacionais.
O encontro serviu o propósito de reforçar as relações comerciais e económicas entre Portugal e estes dois países, apresentando às empresas nacionais interessadas em investir nestes mercados oportunidades existentes em vários sectores de actividade, nomeadamente veículos automóveis para transporte de mercadorias, mobiliário, medicamentos, têxteis, calçado, carnes e miudezas, comestíveis, frescas, refrigeradas ou congeladas, de ave, construção e obras públicas.
Na sessão sobre os Emirados Árabes Unidos, que decorreu durante a manhã de segunda-feira, marcou presença do embaixador Saleh Ahmed Al Theeb Al Hemeiri. Em análise estiveram também os casos de sucessos da Emirates Airlines em Portugal e da Parfois.
À tarde, na sessão sobre o Egipto, Amr Ramadan, embaixador da República Árabe do Egipto esteve entre os oradores convidados. Neste mercado a Parfois foi uma vez mais uma das empresas a apresentar-se como caso de sucesso, bem como, a Ceramifor.
Os Emirados Árabes Unidos têm um crescimento médio anual do PIB entre 2011 e 2013 de 4% e apresentam perspectivas de continuação de um crescimento de 4% em 2014. Os E.A.U. oferecem grandes potencialidades às empresas Portuguesas, tendo as exportações Portuguesas para este mercado totalizado cerca de 83 milhões de euros (€) entre Janeiro e Outubro de 2013, o que representa um aumento de 1,2% em relação ao período homólogo de 2012.
O Egipto é o país Árabe com maior população, 84 milhões de habitantes, apresentando um PIB de mais de 230 milhões de USD. Possui uma economia baseada fortemente na Agricultura e no Turismo, apresentando oportunidades de exportação para máquinas e equipamentos, produtos alimentares, veículos automóveis, entre outros
Sobre “Arab Market Overview”
As sessões integram-se na iniciativa empresarial “Arab Market Overview”, co-organizada pela Fundação AIP e pela CCIAP, que regularmente dão destaque às potencialidades de negócio num determinado País Árabe.
Designadas por “Arab Market Overview”, estas sessões abordam as relações económicas bilaterais, as especificidades dos mercados, suas potencialidades, as melhores formas de acesso para as empresas portuguesas e outros temas de interesse para as empresas que desejam intensificar o seu relacionamento com os países Árabes e alargar o seu conhecimento sobre as oportunidades que estes mercados oferecem.
As sessões “Arab Market Overview” contam com a intervenção de entidades Portuguesas e Árabes, bem como, de outros convidados cujos testemunhos se apresentem como relevantes para a temática a abordar.