Home » Atualidade » Internacional » Art on Chairs conquista RegioStars 2014 em Bruxelas
Art On Chairs conquista prémio para melhor projeto europeu do ano

Art on Chairs conquista RegioStars 2014 em Bruxelas

O Art on Chairs, uma iniciativa da Câmara Municipal de Paredes para promover nacional e internacionalmente a indústria de mobiliário local, foi hoje anunciado como o grande vencedor dos Prémios RegioStars 2014.

A distinção entregue ao final da tarde desta segunda-feira, numa cerimónia que teve lugar no Palácio das Artes, em Bruxelas, é uma espécie de “Óscar” para os melhores projetos cofinanciados por fundos comunitários.

Promovidos pela Comissão Europeia, os Prémios RegioStars têm como principal objetivo identificar as boas práticas nas políticas públicas de desenvolvimento regional e destacar os projetos mais originais e inspiradores no conjunto dos 28 Estados Membros.

Este é já o segundo ano consecutivo que Portugal e a Região Norte conquistam o palco europeu nesta competição, depois da vitória do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) em 2013.

A candidatura do Art on Chairs aos RegioStars 2014 foi submetida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), que considerou o projeto da Câmara Municipal de Paredes um exemplo de boas práticas na aplicação de fundos estruturais, ao ser capaz de revitalizar a indústria tradicional de mobiliário pela incorporação de design e inovação.

Após a apresentação e defesa do projeto em Bruxelas, em julho do ano passado, o Art on Chairs foi selecionado por um júri independente para figurar entre o restrito grupo de seis finalistas aos RegioStars 2014.

A escolha do júri teve em conta, entre outros fatores, o caráter inovador de cada projeto, assim como o seu impacto no respetivo território, nomeadamente ao nível do crescimento sustentado das suas empresas e criação de postos de trabalho.

Apesar da grande qualidade e valor dos projetos concorrentes – desde a Biblioteca Nacional Britânica, em Londres, até a um Cluster Tecnológico desenvolvido em parceria com os governos da Dinamarca, Suécia e Noruega – a verdade é que o Art on Chairs foi hoje publicamente anunciado como o grande vencedor dos RegioStars 2014, sendo unanimemente considerado pelo júri como o projeto mais inovador e inspirador em toda a União Europeia.

“É uma honra e um motivo de grande orgulho recebermos este prestigiado prémio da Comissão Europeia. Ele significa o reconhecimento da aposta destemida e ambiciosa do Município de Paredes para projetar a sua principal indústria, potenciando o seu desenvolvimento económico de uma forma inovadora e criativa, em linha com a estratégia Europa 2020”, afirmou Celso Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Paredes.

“Acima de tudo, este é um justo e merecido prémio para as empresas de mobiliário de Paredes, que souberam transformar as adversidades do momento atual em oportunidades futuras de valor acrescentado”, acrescentou o autarca.

Tal como consta do regulamento deste Prémio, o vencedor dos RegioStars 2014 será agora destacado pela Comissão Europeia como um exemplo de boas práticas nas políticas públicas de desenvolvimento regional, sendo divulgado internacionalmente como o projeto europeu mais inovador.

“O Art on Chairs é um magnífico exemplo da aplicação de fundos estruturais no apoio ao desenvolvimento regional e do recurso à inovação nas artes ditas tradicionais”, elogiou Emídio Gomes, presidente da CCDR-N, após a cerimónia desta segunda-feira.

“É de projetos como este que a indústria nacional necessita para promover a sua internacionalização e expandir o valor da marca portuguesa”, admitiu aquele responsável.

Recorde-se que o setor do mobiliário, que tem no concelho de Paredes o seu principal produtor a nível nacional, registou em 2013 um crescimento de 11% face ao ano anterior, atingindo um volume de faturação recorde de 1,4 mil milhões de euros. Cerca de 86% deste valor (1,2 mil milhões de euros) corresponde a exportações para 138 países.

Partilhe:
O Art on Chairs, uma iniciativa da Câmara Municipal de Paredes para promover nacional e internacionalmente a indústria de mobiliário local, foi hoje anunciado como o grande vencedor dos Prémios RegioStars 2014. A distinção entregue ao final da tarde desta segunda-feira, numa cerimónia que teve lugar no Palácio das Artes, em Bruxelas, é uma espécie de “Óscar” para os melhores projetos cofinanciados por fundos comunitários. Promovidos pela Comissão Europeia, os Prémios RegioStars têm como principal objetivo identificar as boas práticas nas políticas públicas de desenvolvimento regional e destacar os projetos mais originais e inspiradores no conjunto dos 28 Estados Membros.…

Review Overview

User Rating: Be the first one !

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.