Site icon Ipressjournal

Arte e Ciência no Bairro da Tabaqueira em Sintra

Arte e Ciência no Bairro da Tabaqueira em Sintra

O histórico Bairro da Tabaqueira, em Sintra, vai receber, a partir de março, o projeto de residências artísticas do LEPAC – Laboratório de Experimentação de Práticas Artísticas e Ciências, que juntará artistas e cientistas na criação de soluções que promovam as boas práticas ambientais para esta zona habitacional a ser transformada num laboratório vivo de testes para a mitigação de emissões de carbono.

O open call para as residências artísticas foi lançado ontem à noite pela zet gallery e o consórcio SMILE – Sintra Motion & Innovation for Low Emissions e os candidatos podem enviar as propostas de projeto para curatorial@zet.gallery até ao dia 31 de janeiro.

O programa do LEPAC destina-se a coletivos de artistas que deverão apresentar propostas inspiradas na sustentabilidade, economia circular e descarbonização com o objetivo de implementar os projetos no Bairro da Tabaqueira.

“Com este programa pretendemos, acima de tudo, recuperar de forma sustentável a vida deste histórico e característico bairro de Sintra e da sua comunidade, juntando duas vertentes essenciais na evolução da sociedade, cruzando disciplinas e áreas do conhecimento”, adianta Helena Mendes Pereira, diretora da zet gallery.

A galeria bracarense ficará ainda responsável pelo acompanhamento curatorial deste projeto, cuja primeira fase arranca em março e terá a duração de quatro meses. Os artistas selecionados receberão uma bolsa de seis mil euros.

O projeto artístico será desenvolvido no TAB LAB, edifício do antigo supermercado do Bairro da Tabaqueira, que foi já transformado para dar lugar à sede do LEPAC e base operacional do SMILE, consórcio liderado pela Fundação Aga Khan em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, a dstsolar, Innovation Point, Watt-is, Card4b, IrRADIARE, Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e International Development Norway Association.

Este é a primeira das quatro residências artísticas do LEPAC, com a duração de um ano e divididas em sessões de quatro meses. Pela ligação ao ambiente e à natureza, as residências terão início nos dias de solstício de verão e inverno e equinócio de outono e primavera.

A primeira sessão terá como tema “Arte e Memória” e os artistas deverão produzir objetos artísticos e/ou material audiovisual resultante do trabalho de investigação, plástica e sociológica, feita a partir da memória coletiva oral e material do Bairro da Tabaqueira e dos seus habitantes.

A posteriores residências artísticas terão como tema a Arte e Ciência e a Arte e Mobilidade.

O regulamento poderá ser consultado no site www.zet.gallery

Partilhe:
Exit mobile version