Home » Atualidade » Nacional » As Farmácias já dispensam máscaras aos clientes
As Farmácias já dispensam máscaras aos clientes
As Farmácias já dispensam máscaras aos clientes

As Farmácias já dispensam máscaras aos clientes

As farmácias já estão em condições de dispensar máscaras, em quantidade suficiente para fazer face às necessidades da população. Segundo dados da HMR, multinacional portuguesa de estudos do mercado farmacêutico, na semana de 13 a 19 de Abril, as farmácias dispensaram 4,4 milhões de máscaras, e 5,3 milhões na semana seguinte.

A Associação Nacional das Farmácias (ANF) recomendou no dia 24 de Março, às 2.750 farmácias associadas, a aplicação aos produtos de proteção contra o COVID-19, que são de preço livre e vendidos por múltiplas cadeias e comerciantes, da margem de comercialização definida por lei para os medicamentos comparticipados, ou ainda mais baixa. Nessa data, denunciou à ASAE centenas de propostas comerciais especulativas, apresentadas às farmácias por empresas de ocasião, e pediu por carta a intervenção do primeiro-ministro. No dia 17 de Abril, o Governo regulamentou a margem de lucro para todos os operadores económicos.

«Como maior rede de saúde pública, temos a especial responsabilidade de garantir que todos os portugueses têm acesso a materiais de proteção adequados, em condições de igualdade, em qualquer ponto do território», afirma Paulo Cleto Duarte, presidente da ANF. As farmácias só dispensam à população máscaras certificadas. Os farmacêuticos e as suas equipas estão preparados para esclarecer quaisquer dúvidas sobre as especificações técnicas e o uso correto das máscaras e outros equipamentos.

A rede de farmácias enfrentou dificuldades na distribuição de equipamento de proteção aos seus clientes de equipamentos de proteção. Como exemplo e segundo a ANF, na última semana de Março, a rede só conseguiu dispensar 278 mil máscaras, número pouco acima do normal antes da epidemia de COVID-19.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.