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As marcas consideram apostar em canais físicos e digitais

As marcas consideram apostar em canais físicos e digitais

O estudo da Salesland e da Increnta, revela que 75% das grandes marcas consideram ser uma necessidade imediata desenvolver um modelo comercial multicanal (omnichannel) para se adaptarem aos novos hábitos de consumo verificados no pós-pandemia. No entanto, segundo o mesmo estudo, apenas uma em cada quatro multinacionais em todo o mundo está preparada para desenvolver um modelo de vendas com integração de canais de venda físicos, remotos e digitais.

Este estudo também permite concluir que as empresas e as marcas que trabalham com várias plataformas melhoram a experiência do cliente e mantêm uma comunicação consistente através de diferentes canais ou pontos de encontro. Ter tal estratégia já não é apenas uma vantagem, mas uma necessidade no mercado atual, para marcas que têm uma forte presença digital, mas também para marcas tradicionalmente físicas.

O Estudo da Salesland e Increnta, presentes também em Portugal, revela as várias tendências de marketing para as marcas que querem explorar a presença multicanal.

O estudo destaca que as interações, embora possam começar num único canal têm tendência a terminar num canal completamente diferente. Daí o desafio de manter a continuidade da experiência. Assim, um bom plano que sirva as pessoas numa loja física, mas que integre os canais remotos e digitais resultará numa rede de interações com o consumidor, em canais de phigytales, o que aumentará as oportunidades de vendas.

Por outro lado, também as marcas nativas digitais estão a assumir o desafio de melhorar a sua presença física porque compreendem que o percurso atual do cliente não é linear, mas complexo, com múltiplos contactos com marcas físicas e digitais, e acreditam que, se não estiverem presentes numa parte deste processo, podem estar em desvantagem em relação à concorrência.

No entanto, embora a maioria das grandes marcas acredite ser necessário desenvolver um modelo de negócio multicanal, apenas uma em cada quatro multinacionais, está preparada para a conversão.

A Salesland é uma empresa de marketing e venda de serviços especializados, A Increnta atua na oferta de soluções de marketing em múltiplos sectores.

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