Home » Sítios & Viagens » Regiões Turísticas » As praias paradisíacas de Alagoas no Brasil
As praias paradisíacas de Alagoas no Brasil
Maragogi, a cerca de 120 km de Maceió, capital do Estado de Alagoas.

As praias paradisíacas de Alagoas no Brasil

As cidades localizadas no litoral do Brasil, são conhecidas pelas praias paradisíacas,  monumentos emblemáticos e caraterísticas únicas, mas naquele enorme Brasil, são as regiões pouco exploradas, as mais procuradas pelo turista português.

Com água cristalina e quase sem ondas, areia branca, coqueiros, piscinas naturais com peixes coloridos, o estado de Alagoas no Brasil está repleto de praias paradisíacas, muitas vezes desertas, rodeadas por aldeias piscatórias. A identidade do Estado de Alagoas reflete-se na sua gastronomia e modo de vida.

A Costa Norte de Alagoas é considerada uma região estratégica para o desenvolvimento económico do Estado, especialmente para a atividade turística. Entre 2018 e 2022, a região norte de Alagoas recebeu investimentos hoteleiros na ordem dos 90 milhões de dólares, tendo conseguido gerar cerca de 6.300 novos empregos até 2022, segundo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Económico e Turismo de Alagoas. Na região, há três destinos que são os favoritos dos turistas – Maceió, Maragogi e São Miguel dos Milagres.

Maceió

A capital do Estado de Alagoas é diferente de outras capitais. Apesar de se localizar no litoral, tem uma sensação de cidade interior, dado o seu ritmo mais lento. O seu tamanho não é um impedimento à oferta que quem a visita encontra. Em Maceió, pode encontrar um mar verde, piscinas naturais com águas cristalinas e recifes de coral que vão fascinar os visitantes à primeira vista.

As praias e os passeios turísticos são as principais atrações da cidade. Fazer um passeio de jangada até às piscinas naturais de Pajuçara é obrigatório, assim como desfrutar da vista de Ponta Verde, onde pode observar paisagens paradisíacas de coqueiros. As três principais praias da cidade são Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca e são responsáveis por grande parte do sucesso da cidade. Com árvores alinhadas pelo areal e a orla marítima de Maceió animada de dia e noite, as praias chamam a atenção devido ao constante movimento de pessoas, vendas de artesanato e grandes barracas para desfrutar da praia ou da vida noturna, e o passeio à beira-mar é o coração da cidade.

Ponta Verde é conhecida pela sua animação e pela placa com o nome da cidade, paragem obrigatória para fotografias turísticas. Jatiúca, com ondas mais fortes, é ideal para aqueles que preferem mares mais agitados, enquanto que em Pajuçara, se pode desfrutar de um mar calmo com piscinas naturais, corais e peixes.

Maragogi

A cerca de 124 km de Maceió encontra-se a pequena cidade de Maragogi, com cerca de 30.000 habitantes. Banhada pela Costa dos Corais, uma área de proteção ambiental brasileira, Maragogi tornou-se um dos destinos mais procurados do Nordeste pela beleza das suas piscinas naturais e pelo seu ambiente tranquilo. É um local conhecido pela sua gastronomia, onde se destaca o peixe fresco e o marisco, e pela sua calma. Os visitantes podem descansar à sombra de coqueiros enquanto desfrutam das praias que a cidade oferece.

As praias da cidade, Barra Grande, Praia de Antunes, Ponta de Mangue e Peroba são conhecidas como as Caraíbas Brasileiras e são a principal atração da região. Os visitantes de Maragogi podem também aproveitar passeios de barco e de buggy pelos bancos de areia, como o famoso Caminho de Moisés. Maragogi é um lugar simples, para aqueles que procuram descanso e que querem ficar longe dos grandes centros urbanos.

São Miguel dos Milagres

Na costa norte de Alagoas está São Miguel dos Milagres, ou simplesmente Milagres, um cidade cada vez mais famosa pelo que oferece aos seus visitantes. A pequena cidade faz parte da Rota Ecológica, um pequeno pedaço da costa norte de Alagoas que fascina pela sua simplicidade, pousadas encantadoras e praias desertas repletas de coqueiros.

A pequena faixa costeira da Rota Ecológica tem cerca de 25 km, que também fazem parte da Costa dos Corais. Ao longo de toda esta costa, formada apenas por pequenas cidades, as praias têm um mar quente, com águas esverdeadas e, em muitos locais, existem piscinas naturais, que podem ser visitadas através de um passeio de jangada. As cinco praias de Milagres têm diferentes paisagens que podem ser apreciadas através de passeios de bicicleta pela costa ou passeios de buggy onde também pode visitar as antigas igrejas e casas da cidade.

Como chegar a Alagoas

A porta de entrada para descobrir o estado de Alagoas é pela capital, Maceió. O Aeroporto Internacional de Maceió (MCZ) recebe voos diários das principais capitais do país, incluindo São Paulo e Rio de Janeiro. Alagoas é um estado pequeno e os destinos de praia ficam a poucas horas de autocarro, transfers ou aluguer de carro.

A Embratur – Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo convida todos a conhecerem Alagoas, um dos segredos mais bem guardados do Brasil.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.