Home » Cultura » Museus » Ásia Antiga no Museu do Oriente
Ásia Antiga no Museu do Oriente

Ásia Antiga no Museu do Oriente

A entrar em Outubro, o Museu do Oriente convida a descobrir as raízes da Ásia Antiga, através de um curso sobre a génese das civilizações desta região e de um workshop sobre sânscrito, a língua da Ásia Antiga.

Ao longo de quatro sessões [sábados, 2 a 30 Outubro], João Oliveira e Costa, historiador, escritor e professor, conduz o curso online “Berço das Civilizações Asiáticas”, que explora as cidades mais marcantes da história do Continente Asiático. Varanasi, Damasco, Goa ou Hong Kong, entre outras, viram nascer as artes e a cultura, sob a tutela de reis e imperadores famosos, auxiliados por sacerdotes, monges, escribas e generais.

As primeiras grandes civilizações sedentárias desenvolveram-se no território asiático, à excepção do Egipto dos faraós. Tendo-se instalado em vales férteis, evoluíram naturalmente pelo engenho dos seus fundadores, mas articularam-se sempre com regiões mais ou menos distantes. Ao longo dos séculos, por toda a Ásia nasceram grandes cidades, que foram capitais de grandes nações e que se tornaram muitas vezes metrópoles que senhoreavam vastos impérios assentes nas encruzilhadas de rotas mercantis.

O workshop “Sânscrito no Mundo Atual” realiza-se no dia 2 de Outubro, sábado, e pretende dar a conhecer o sânscrito, língua nascida na Índia Antiga, e as suas principais manifestações na sociedade moderna. O orientador do workshop é Paulo Meira, professor de sânscrito e ayurveda na Faculdade de Letras da Universidade Lisboa.

Nesta sessão espera-se abordar temas como as aldeias indianas que falam a língua no seu dia-a-dia, os dicionários online, os filmes, a música, a literatura, as conferências, as palavras portuguesas com origem no sânscrito e a língua aplicada ao yoga e ayurveda.

Ambas as actividades são realizadas em formato online, em direto através da plataforma Zoom. Os programas detalhados estão disponíveis em foriente.pt. Bilhetes à venda em bol.pt.

Berço das civilizações asiáticas

Curso online
2, 9, 23 e 30 de Outubro, Sábados
Horário: 10.00-13.00
Preço: 60 €

Programa

2 Out | Kathmandu, Varanasi, Dunhuang e Bagan: as vias do karma
9 Out | Meca, Damasco e Bagdad: a emergência do Islão
23 Out | Goa, Batavia, Saigão e Manila: o confronto com a Europa
30 Out | Dubai, Singapura e Hong-Kong: herdeiras de rotas milenares

Sânscrito no Mundo Atual

Workshop online
2 de Outubro, Sábado
Horário: 10.00-13.00
Preço: 20 €
Participantes: mín. 6 e máx. 20

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.