Site icon Ipressjournal

Associação Mulherendo Apoia Mulheres com Endometriose

Associação Mulherendo Apoia Mulheres com Endometriose

Associação Mulherendo Apoia Mulheres com Endometriose

A Mulherendo – Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, solicitou uma audiência à Comissão de Saúde no seguimento dos dois projetos de resolução apresentados pelo Bloco de Esquerda (BE), no Parlamento, que visam reforçar o acesso a produtos de recolha menstrual e promover o diagnóstico precoce da endometriose.

“Enquanto única Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, a Mulherendo congratula o Bloco de Esquerda por ter tido a iniciativa de apresentar estas propostas no Parlamento, reforçando assim a importância do trabalho de sensibilização, formação e consciencialização para a problemática da Endometriose que a nossa Associação desenvolve desde 2013, com mérito socialmente reconhecido.”, refere Susana Fonseca, presidente da Mulherendo.

Contudo, a porta-voz da associação considera que a Mulherendo poderia ter sido consultada pelo BE no sentido de poder colaborar na elaboração dos projetos levados à Assembleia da República, no final de maio.

“Não podemos deixar de lamentar ter tido conhecimento desta iniciativa pela comunicação social, bem como, não termos sido ouvidas para a elaboração das propostas a apresentar em representação das pacientes que sofrem com esta patologia. Reforçamos ainda que, algumas das medidas propostas, já se encontram implementadas pela nossa Associação com sucesso”, sublinha Susana Fonseca, anunciando que a associação já solicitou uma audiência à Comissão de Saúde e emitiu um comunicado sobre esta matéria a todos os partidos com assento parlamentar.

De referir que, a criação da Mulherendo – Associação Portuguesa de Apoio a Mulheres com Endometriose, em 2013, veio colmatar a ausência total de informação e apoio às mulheres com Endometriose. Desde a sua constituição que a associação tem por objetivo chamar a atenção da população em geral e da classe médica para a existência desta patologia que afeta 1 em cada 10 mulheres em idade fértil, bem como dar apoio, de forma direta, às pacientes que já possuem o diagnóstico ou que, tendo todos os sintomas, se veem privadas do mesmo por falta de formação específica dos profissionais de saúde a quem recorreram.

Mulherendo recebeu 1793 contactos em 2019

Entre as atividades promovidas pela Mulherendo, destaca-se o constante suporte e apoio às pacientesportadoras desta patologia, de forma totalmente gratuita, seja de forma direta e presencial. Em 2019, aMulherendo recebeu um total de 1793 contatos por parte de pacientes.

De forma a concretizar os objetivos da Associação – com vista a obter um diagnóstico mais precoce e a melhoria da qualidade do tratamento e consequente melhoria de qualidade de vida das pacientes que representam -, a MulherEndo formalizou uma candidatura ao Programa de Capacitação para o Investimento Social de onde resultou a formação certificada de um total de 16 pacientes, englobando 66 horas sobre Endometriose [contando, como formadores, com 14 especialistas em diferentes áreas]. O objetivo base desta formação foi o de qualificar estas mulheres, residentes em várias zonas do país, de Norte a Sul, para implementar sessões de esclarecimento e sensibilização em estabelecimentos de ensino e em unidades de saúde primárias.

“Para estas sessões, criámos um conjunto de materiais devidamente adequados e preparados tendo em conta o público alvo, nomeadamente dois vídeos informativos [um vídeo animado para escolas e um vídeo informativo com a participação de especialistas em Endometriose destinado a profissionais de saúde], apresentações em Power Point para os diferentes públicos, dois Kits com jogos adequados às idades [EndoSmart e EndoQuizz], e um manual informativo que é entregue nas unidades de saúde aquando das sessões de sensibilização”, esclarece Susana Fonseca.

De destacar ainda que, todos os anos, a Mulherendo organiza a World Wide EndoMarch que se realiza, simultaneamente, em várias cidades em todo o mundo, em março – o mês de sensibilização para a Endometriose -, e que tem como objetivo chamar a atenção para esta doença. Esta iniciativa, em Portugal, tem vindo a crescer sucessivamente em adesão e dimensão e, no último ano, a associação juntou mais de 600 participantes na Praça do Comércio, em Lisboa.

Sobre a Endometriose:

A endometriose é uma doença inflamatória crónica, estrogénio-dependente, que se caracteriza pela presença de glândulas e estroma endometrial fora do útero. Ainda se desconhece a sua origem, mas afeta sobretudo as mulheres em idade reprodutiva, entre 10 a 15%. Nas mulheres com infertilidade, essa prevalência aumenta para cerca de 30 a 50%. A doença costuma ser diagnosticada entre os 25 e os 35 anos, apesar dos primeiros sinais se poderem manifestar anos antes, com o início da menstruação.

Mais informações: www.mulherendo.pt

Partilhe:
Exit mobile version