Home » Sa√ļde » Associa√ß√£o reclama melhores apoios para diab√©ticos
Associação reclama melhores apoios para diabéticos

Associação reclama melhores apoios para diabéticos

A Associa√ß√£o Protectora dos Diab√©ticos de Portugal (APDP) apela √† cria√ß√£o de mecanismos de apoio para as pessoas com diabetes devido ao aumento do n√ļmero de casos de infe√ß√£o por COVID-19.

A Associação continua como frente ativa para dar apoio às pessoas com diabetes e prestar-lhes aconselhamento especializado, através da sua Linha de Apoio à Diabetes (213 816 161).

Esta linha destina-se a todas as pessoas com diabetes que procurem assist√™ncia em situa√ß√Ķes de descompensa√ß√£o da doen√ßa e esclarecimento sobre os procedimentos a adotar em caso de infe√ß√£o pelo novo coronav√≠rus. ‚ÄúInicialmente, o principal objetivo era evitar que as pessoas com diabetes tivessem de se deslocar para resolver o seu problema e que continuassem a ser informadas e acompanhadas. Neste momento, a linha ganha uma nova dimens√£o e surge tamb√©m como uma rede para amparar todos os que se viram impossibilitados de ter as suas consultas.‚ÄĚ afirma Jos√© Manuel Boavida, presidente da APDP.

A APDP alerta ainda para o facto de as pessoas com diabetes serem um dos grupos de risco em caso de infe√ß√£o pelo novo coronav√≠rus. ‚ÄúEm caso de cont√°gio, as pessoas com diabetes est√£o mais suscet√≠veis a consequ√™ncias graves ou at√© √† morte‚ÄĚ, refor√ßa o presidente da APDP. Afinal, estima-se que 10 a 20 mil pessoas tenham ficado sem acesso a diagn√≥stico e interven√ß√£o precoces, um dos passos cruciais para evitar complica√ß√Ķes e internamentos, durante o per√≠odo de quarentena.

A associa√ß√£o frisa ainda a import√Ęncia do papel da Sociedade Civil para ajudar a fazer uma avalia√ß√£o correta das necessidades e medidas necess√°rias para a redu√ß√£o do impacto das doen√ßas cr√≥nicas. Outro dos objetivos da linha de apoio prende-se com esta medida: ‚Äú√© mais uma ferramenta de uma frente ativa da APDP que est√° a trabalhar para criar um sistema que permita combater a deteriora√ß√£o dos direitos e das condi√ß√Ķes das pessoas em situa√ß√Ķes mais vulner√°veis‚ÄĚ, explica Jos√© Manuel Boavida.

O projeto da Linha de Apoio √† Diabetes foi recentemente distinguido com uma men√ß√£o honrosa atribu√≠da pelo Pr√©mio Manuel Ant√≥nio da Mota, este ano sob o lema ‚ÄúPortugal vence a covid-19‚ÄĚ, pelo seu papel no combate √† crise epid√©mica e √†s suas consequ√™ncias na √°rea da sa√ļde.

A linha de atendimento telef√≥nico da APDP, destinada a todas as pessoas com diabetes, est√° dispon√≠vel todos os dias, entre as 9h e as 17 horas, atrav√©s do n√ļmero 213 816 161.

Sobre a APDP

Fundada em 1926, a APDP é a associação de pessoas com diabetes mais antiga do mundo. Com cerca de 15 mil associados, desenvolve a sua atividade na luta contra a diabetes e no apoio à pessoa com esta doença, tendo sempre como meta a integração das pessoas com diabetes enquanto elementos ativos na sociedade. A APDP tem sido pioneira na prevenção, na educação e no acompanhamento personalizado. Conhecer melhor a doença e explorar novas formas de tratamento são os seus principais objetivos, a par da criação de estruturas capazes de dar resposta aos diversos problemas que envolvem a diabetes.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.