Home » Saúde » Atividade de Saúde Mental Comunitária em Carcavelos
Atividade de Saúde Mental Comunitária em Carcavelos

Atividade de Saúde Mental Comunitária em Carcavelos

A Saúde Mental é uma prioridade no Plano Nacional de Saúde, enquadrada na nova Lei da Saúde Mental, Lei 35/2023, de 21 de julho. A criação da valência de Psiquiatria Comunitária, no Pólo de Saúde e Carcavelos, é o reflexo dessa prioridade no Serviço Nacional de Saúde e no Hospital de Cascais.

A Psiquiatria Comunitária promove a reabilitação e reintegração dos utentes, desenvolve estratégias de promoção da saúde e dinamiza, em articulação com entidades da comunidade, programas de promoção da saúde e prevenção e tratamento da doença.

“Esta nova valência de intervenção assente numa equipa multidisciplinar irá assegurar uma maior proximidade de cuidados à comunidade e uma interligação mais eficaz com outras estruturas prestadoras de cuidados, resultando numa abordagem mais eclética e eficaz em termos de saúde mental, em prol dos doentes do concelho de Cascais” refere o Coordenador da Unidade Funcional de Psiquiatria, Pedro Cintra.

José Bento e Silva, Presidente do Conselho de Administração do Hospital de Cascais, acredita que: “Esta integração de cuidados irá permitir à equipa do Hospital de Cascais desenvolver um trabalho de proximidade com a população, assegurar o seguimento dos doentes e permitir uma intervenção mais efetiva nos problemas de saúde mental no concelho de Cascais”.

Neste pólo de saúde irão ser assegurados serviços de psiquiatria de crianças e adultos, nomeadamente, consultas externas; psicoterapias e acompanhamento psicológico; terapias e intervenções de grupo e administração de terapêutica injetável crónica.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.