Home » Cultura » Museus » Atividades no Museu M. de Arqueologia da Amadora
Atividades no Museu M. de Arqueologia da Amadora

Atividades no Museu M. de Arqueologia da Amadora

O Museu Municipal de Arqueologia da Amadora e a Casa Roque Gameiro acolhem durante o m√™s de novembro v√°rias iniciativas pensadas para os diferentes p√ļblicos destes espa√ßos culturais municipais.

‚Ė† Dia 5 (s√°bado) | Introdu√ß√£o ao desenho arqueol√≥gico I: t√©cnicas de desenho de materiais cer√Ęmicos Curso destinado a participantes individuais interessados em dar os primeiros passos ao n√≠vel do desenho arqueol√≥gico, com o formador Lu√≠s Reis.

Programa:

РHistória da ilustração Arqueológica.
– Normas do Desenho de Materiais Cer√Ęmicos.
РPráticas e métodos de Desenho Arqueológico.
РTécnicas de Desenho e Tintagem.
– No√ß√Ķes b√°sicas de edi√ß√£o para impress√£o.

Horário: 10h00 às 17h00

Destina-se a participantes individuais
Local: N√ļcleo Museogr√°fico do Casal da Falagueira

‚Ė† Dia 12 (s√°bado) | S√°bados em Fam√≠lia ‚Äď Viagem ao tempo dos velhos deuses

Há milhares de anos, aqui na nossa terra, adoravam-se os velhos deuses. De vez em quando eram feitas pequenas imagens que os simbolizavam. Nesta oficina convidamos os participantes a aprender a sua história e fazer ídolos pré-históricos!

Horário: 10h00 às 12h00

Destina-se a famílias e participantes individuais
Local: N√ļcleo Museogr√°fico do Casal da Falagueira

‚Ė† Dia 16 (4¬™ feira) | Visita orientada √† exposi√ß√£o “Trigo na Eira, P√£o na Masseira. Uma hist√≥ria do P√£o na Amadora”

A nova exposi√ß√£o tempor√°ria do N√ļcleo Museogr√°fico do Casal da Falagueira d√° a conhecer a hist√≥ria do p√£o na Amadora, e como esta est√° fortemente marcada na paisagem atual, atrav√©s de moinhos, padarias e f√°bricas de p√£o. Esta visita orientada ser√° uma viagem secular atrav√©s das imagens e objetos expostos, pela voz da comiss√°ria da exposi√ß√£o.

Horário: 15h00 às 17h00
Destina-se a famílias e participantes individuais
Local: N√ļcleo Museogr√°fico do Casal da Falagueira

‚Ė† Dia 19 (s√°bado) | Conversas √† Roda do P√£o

No √Ęmbito da programa√ß√£o da exposi√ß√£o tempor√°ria “Trigo na Eira, P√£o na Masseira. Uma hist√≥ria do P√£o na Amadora”, patente no N√ļcleo Museogr√°fico do Casal da Falagueira e em colabora√ß√£o com a UPAL (Uni√£o Panificadora da Amadora) e a APAI (Associa√ß√£o Portuguesa de Arqueologia Industrial), queremos dar a conhecer hist√≥rias e factos sobre o p√£o.

Horário: 15h00 às 17h00
Participantes individuais
Local: Casa Roque Gameiro
Não necessita inscrição

‚Ė† Dia 26 (s√°bado) | Introdu√ß√£o ao desenho arqueol√≥gico II: t√©cnicas de desenho de materiais l√≠ticos Curso destinado a participantes individuais interessados em dar os primeiros passos ao n√≠vel do desenho arqueol√≥gico, com o formador Lu√≠s Reis.

Programa:

РHistória da ilustração Arqueológica.
РNormas do Desenho de Materiais Líticos.
РPráticas e métodos de Desenho Arqueológico.
РTécnicas de desenho e tintagem.
– No√ß√Ķes b√°sicas de edi√ß√£o para impress√£o.

Horário: 10h00 às 17h00
Destina-se a participantes individuais
Local: N√ļcleo Museogr√°fico do Casal da Falagueira

‚Ė† 3.¬™ a domingo | Exposi√ß√£o “Trigo na Eira, p√£o na masseira. Uma hist√≥ria do p√£o na Amadora” Hor√°rio: de ter√ßa a s√°bado, das 9h00 √†s 13h00 e das 14h00 √†s 17h00; domingos das 14h30 √†s 17h30 Esta exposi√ß√£o olha para o p√£o na sua rela√ß√£o com a paisagem e o territ√≥rio, com a evolu√ß√£o tecnol√≥gica e as mudan√ßas sociais, e tamb√©m com a sabedoria antiga e popular. Explorando as searas onde origina a principal mat√©ria-prima deste alimento, passando pelos saberes e pelas t√©cnicas da sua confe√ß√£o, reavivamos momentos e lugares da hist√≥ria da Amadora dos √ļltimos 100 anos.

Local: N√ļcleo Museogr√°fico do Casal da Falagueira
Nota: Gratuito ao sábado de manhã, estudantes, até aos 18 anos e maiores de 60

‚Ė† Ano letivo 2022/2023 | ‚ÄĚMuseu em A√ß√£o‚ÄĚ ‚Äď Inscri√ß√Ķes abertas

Oficinas tem√°ticas sobre as exposi√ß√Ķes tempor√°rias: ‚ÄúTrigo na Eira, P√£o na Masseira. Uma Hist√≥ria do P√£o na Amadora.‚ÄĚ e ‚ÄúMem√≥rias da Ind√ļstria da Amadora‚ÄĚ e permanentes: ‚ÄúAntes de Amadora‚ÄĚ, ‚ÄúAmadora Rural‚ÄĚ, ‚ÄúO Aqueduto das √Āguas Livres‚ÄĚ e ‚ÄúAvia√ß√£o na Amadora‚ÄĚ.

Visitas orientadas: Necr√≥pole de Carenque, Villa romana da Quinta da Bolacha, N√ļcleo Museogr√°fico do Casal da Falagueira, Moinho de Vento do Penedo

Horário: De 3.ª a 6.ª, às 10h00 e às 14h30
Destina-se a escolas e grupos organizados.

As atividades são gratuitas e necessitam inscrição prévia por email (museu.arqueologia@cm-amadora.pt) ou por telefone (214 369 090).

Deve ser indicado o nome completo do participante e o contacto telefónico.

As inscri√ß√Ķes devem ser feitas at√© 48 horas da data da sua realiza√ß√£o, ou conforme indicado. As desist√™ncias devem ser comunicadas no m√≠nimo com 24 horas de anteced√™ncia, sob pena de impedimento de inscri√ß√£o noutras atividades.

Toda a programa√ß√£o e hor√°rios podem sofrer altera√ß√Ķes sem aviso pr√©vio.

Para mais informa√ß√Ķes √© favor contactar pelo E-mail: museu.arqueologia@cm-amadora.pt ou telefone: 214 369 090

Moradas e Hor√°rios:

– Museu Municipal de Arqueologia/N√ļcleo Museogr√°fico do Casal da Falagueira ‚Äď Parque Aventura, Beco do Po√ßo, 2700-000 Amadora – Hor√°rio: 3.¬™ a s√°bado, das 9h00 √†s 13h00 e das 14h00 √†s 17h00; domingos das 14h30 √†s 17h30.

Aberto aos feriados

– N√ļcleo Monogr√°fico da Necr√≥pole de Carenque ‚Äď Serra das Brancas, Topo da Av. Luis de S√°, 2700-000 Amadora ‚Äď Hor√°rio inverno: S√°bado das 13h00 √†s 17h00 e domingo das 10h00 √†s 15h00

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.