Home » Atualidade » Mundial » Ativista Txai Suru√≠ apela √† salva√ß√£o da Amaz√≥nia
Ativista Txai Suruí apela à salvação da Amazónia

Ativista Txai Suruí apela à salvação da Amazónia

Txai Suruí é uma ativista indígena, que foi recentemente sequestrada por invasores da Terra Indígena, tem dedicado a vida em defesa da Amazónia, lutando contra a destruição da floresta, desmatamento e liquidação do meio ambiente na região.

Num alerta, Txai com o apoio da AVAAZ, dirige um apelo a todos quantos se preocupam, num momento critíco não só para a Amazónia mas também para o planeta, apesar das mais recentes políticas do governo brasileiro, terem imposto uma significativa redução do desmatamento, mas que como a pópria refere, não é suficiente.

CARTA ALERTA de Txai Suruí

Queridos amigos e amigas da Avaaz,

Meu nome √© Txai Suru√≠ e, h√° algumas semanas, eu e minha m√£e fomos pegas numa emboscada e mantidas ref√©ns durante cinco horas por invasores da Terra Ind√≠gena Uru-Eu-Wau-Wau, em Rond√īnia, no norte do Brasil.

Esses homens pensam que sou sua inimiga porque dediquei minha vida a proteger a floresta. Mas eles não se dão conta de que eu também estou lutando por eles.

A Amaz√īnia, onde meu povo vive h√° mais de 6 mil anos, est√° perto de um desastre ecol√≥gico irrevers√≠vel que pode transformar a floresta em uma grande savana. √Č o chamado “ponto de n√£o retorno”.

Se n√£o evitarmos esse colapso, a atmosfera ser√° tomada pelo g√°s carb√īnico, que causa as mudan√ßas clim√°ticas. A Terra poder√° secar e 10 mil esp√©cies poder√£o ser tragicamente extintas. E todos e todas n√≥s ‚Äď povos ind√≠genas, fazendeiros, cidad√£os do Brasil e do mundo — teremos que lutar para sobreviver.

Mas ainda d√° tempo. Presidentes de pa√≠ses da regi√£o amaz√īnica est√£o reunidos para uma c√ļpula hist√≥rica em defesa da floresta — mas essa c√ļpula s√≥ ir√° trazer resultados reais se conseguirmos vencer o lobby do desmatamento e convencer os presidentes a proteger 80% da Amaz√īnia e demarcar todas as Terras Ind√≠genas!

Junte-se a mim agora para defender a floresta, que √© vital para todos e todas n√≥s, e eu levarei nossas vozes diretamente aos presidentes durante a c√ļpula.

JUNTE-SE √Ä DECLARA√á√ÉO DOS POVOS PARA SALVAR A AMAZ√ĒNIA

Meu povo, Paiter Suru√≠, luta h√° s√©culos para defender a floresta, e j√° se decepcionou muitas vezes — mas essa c√ļpula pode ser uma esperan√ßa. Ap√≥s anos de desmatamento desenfreado, minera√ß√£o e viol√™ncia na Amaz√īnia, os governos parecem estar prontos para fazer mudan√ßas reais e garantir que as pessoas possam viver em harmonia com a floresta.

O novo governo brasileiro reduziu o desmatamento em mais de 60% no m√™s de julho em compara√ß√£o com o ano anterior, mas isso ainda n√£o √© suficiente: s√≥ conseguiremos evitar uma cat√°strofe se outros pa√≠ses unirem esfor√ßos para proteger a floresta. Por isso, a Avaaz est√° organizando a maior campanha de todos os tempos em defesa da Amaz√īnia para pressionar nossos l√≠deres a agirem: gra√ßas, em parte, ao financiamento de membros da Avaaz, comunidades ind√≠genas de toda a Amaz√īnia est√£o a caminho das negocia√ß√Ķes para lutar pelo nosso planeta. Ao todo, 9,1 milh√Ķes de membros da Avaaz est√£o nos apoiando ao redor do mundo.

A C√ļpula da Amaz√īnia pode dar in√≠cio ao maior esfor√ßo regional da hist√≥ria para proteger a floresta e, em √ļltima inst√Ęncia, para salv√°-la. Mas precisamos do apoio de pessoas de todos os cantos para enfrentar os madeireiros e fazendeiros, e impedir o colapso do ecossistema. Por isso, adicione seu nome √† Declara√ß√£o dos Povos agora, e eu levarei nosso apelo diretamente aos governantes amaz√īnicos durante o encontro.

JUNTE-SE √Ä DECLARA√á√ÉO DOS POVOS PARA SALVAR A AMAZ√ĒNIA

J√° vi essa comunidade se unir v√°rias vezes para ajudar a proteger a floresta. Ao lado de aliados, e de n√≥s, povos ind√≠genas, a Avaaz lutou por prote√ß√Ķes importantes √† floresta, aos direitos dos povos ind√≠genas e contra pol√≠ticas terr√≠veis. Agora, a C√ļpula da Amaz√īnia pode ser uma oportunidade para acelerar as prote√ß√Ķes que a floresta tanto precisa e reconhecer meu povo e outras comunidades ind√≠genas que vivem nela. Vamos conseguir.

Com esperança e determinação,

Txai Suruí
Ativista da Terra Ind√≠gena Uru-Eu-Wau-Wau, na Rond√īnia, norte do Brasil

A Avaaz √© uma rede de campanhas globais de 70 milh√Ķes de pessoas que se mobiliza para garantir que os valores e vis√Ķes da sociedade civil global influenciem quest√Ķes pol√≠ticas nacionais e internacionais. (“Avaaz” significa “voz” e “can√ß√£o” em v√°rias l√≠nguas). Membros da Avaaz vivem em todos os pa√≠ses do planeta e a nossa equipe est√° espalhada em 18 pa√≠ses de 6 continentes, operando em 17 l√≠nguas. Saiba mais sobre as nossas campanhas aqui, nos siga no Facebook ou Twitter.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.