Site icon Ipressjournal

Ativistas PARAR O GÁS protestam na sede da REN

Ativistas PARAR O GÁS protestam na sede da REN

Ativistas da plataforma “Parar o Gás” estiveram esta sexta feira na sede da REN, em Lisboa, em protestar contra o plano da empresa, para continuar a usar gás fóssil nas ligações com o poder político.

Segundo a nota deste grupo de ativistas, “não é tolerável que num contexto de crise climática a REN pretenda continuar a negar a ciência expandindo as insfraestruturas de gás fóssil em Portugal, nomeadamente o terminal de GNL do porto de Sines e o novo gasoduto”.

Sara Gaspar explica que “Isto só é possível graças à enorme promiscuidade entre a indústria fóssil e a política institucional. Jamila Madeira, acionista e lobista da REN, deputada, vice-presidente da bancada parlamentar no PS, é o mais recente exemplo”.

Os ativistas afirmam que o único plano cientificamente são é uma transição energética já, com o fim ao uso de todos os combustíveis fósseis até 2030. Contudo, a REN pretende claramente continuar a usar gás fóssil muito além desta data, de outro modo nunca consideraria nova infraestrutura viável.

A REN e o governo conhecem a ciência e escolhem ignorá-la, por isso sabemos que o único caminho possível é sermos nós a impedir este crime continuado. Os ativistas anunciam a próxima assembleia de ação dia 3 de fevereiro às 18h30 na Rizoma, em Lisboa!

Partilhe:
Exit mobile version