Home » Atualidade » Nacional » Atletas sensibilizam estudantes para o consumo de pescado

Atletas sensibilizam estudantes para o consumo de pescado

A Docapesca leva às escola a partir desta segunda feira, atletas campeões, medalhados em modalidades náuticas, com o objetivo de sensibilizar a comunidade estudantil, para o consumo de pescado.

Nesta primeira ação, que vai decorrer em Almada, Fernando Pimenta (canoagem), Francisco Lufinha (kitesurf), Hugo Vau (surf), Joana Pratas (vela) e Teresa Almeida (bodyboard), vão participar em ações de sensibilização em escolas do ensino básico e secundário, nas quais partilharão a sua experiência desportiva e a importância do pescado na dieta alimentar.

A iniciativa da Docapesca, implementada no âmbito da Campanha de Promoção do Carapau, dá o “tiro de partida” tem inicio hoje (29), com o recordista mundial de kitesurf, Francisco Lufinha, na Escola Secundária António Gedeão, em Almada (10h00-12h00) e na Escola Básica António Valente, no Pinhal Novo (14h30-17h00).

Na terça feira (30), a velejadora Joana Pratas estará na Escola Básica João da Rosa, em Olhão e Teresa Almeida, campeã mundial de bodyboard, desloca-se à Escola Profissional Gustave Eiffel, no Entroncamento, na quarta feira (31).

OS ATLETAS

Fernando Pimenta
Fernando Pimenta foi vencedor da medalha de prata no evento K-2 1000m (canoagem) nos Jogos Olímpicos de Londres de 2012 juntamente com Emanuel Silva. Em 2018, sagrou-se campeão do mundo em K1 5000 e K1 1000 metros.

Francisco Lufinha
Francisco Lufinha foi campeão nacional de kitesurf em 2005 e vice-campeão em 2006. É o atual detentor do recorde mundial da maior viagem de Kitesurf sem paragens, 874 Km durante 48 horas entre Lisboa e a Madeira. Em 2017, fixou um novo recorde mundial da maior viagem de kitesurf em dupla ao percorrer 1.646 km, juntamente com Anke Brandt, recordista mundial alemã, entre Ponta Delgada e Lisboa.

Hugo Vau
Hugo Vau é surfista de ondas gigantes, tendo participado em várias competições internacionais nesta modalidade. Tem 11 participações nos WSL XXL Awards e foi nomeado em 2015 na categoria de Maior Onda.

Joana Pratas
Joana Pratas representou Portugal em três Jogos Olímpicos na modalidade de Vela, tendo sido a primeira mulher portuguesa a participar nos Jogos Olímpicos num barco à vela. Em 2016 atravessou o Oceano Atlântico a bordo do NRP Sagres percorrendo 4812 milhas náuticas de navegação. Tem 30 anos de ligação ao mar, sendo também uma praticante regular de outros desportos náuticos. É embaixadora do Plano Nacional de Ética no Desporto e embaixadora das Estações Náuticas.

Teresa Almeida
No contexto internacional, Teresa Almeida é a atual vice-campeã europeia de bodyboard (2017, 2016 e 2015), tendo-se sagrado campeã mundial em 2014. Foi vice-campeã de bodyboard open em 2016, 2015 e 2013.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.