Home » Sociedade » FAMOSOS » Ator Ivo Canelas no Podcast inSanidades Mentais
Ator Ivo Canelas no Podcast inSanidades Mentais

Ator Ivo Canelas no Podcast inSanidades Mentais

Ivo Canelas √© o convidado do √ļltimo epis√≥dio do Podcast inSanidades Mentais, que j√° est√° online. Em conversa com psic√≥loga Maria Cunha Louro e o jornalista Paulo Farinha, o ator fala sobre a hist√≥ria da pe√ßa ‚ÄúTodas as Coisas Maravilhosas‚ÄĚ, mas sobretudo partilha de forma intimista o impacto que a mesma tem tido na sua vida ao longo dos √ļltimos anos e na de muitas pessoas que se sentem tocadas pelo mon√≥logo escrito por Duncan Macmillan.

Mais que uma entrevista, trata-se de um aut√™ntico testemunho. Ao longo de mais de 50 minutos de conversa, Ivo Canelas fala sobre o desafio de conviver de perto com algu√©m com um problema de sa√ļde mental, o seu pr√≥prio processo terap√™utico e, quem sabe, as vidas que j√° ter√° ajudado a salvar atrav√©s da hist√≥ria da sua personagem.

Nesta peça, que assume um carácter imersivo, percebe-se o lado do outro através da narrativa de uma criança que cresce a tentar ajudar a mãe a recuperar de uma depressão, criando para isso uma lista de coisas maravilhosas depois da primeira tentativa de suicídio desta.

Como é viver com alguém com depressão e ideação suicida? Que desafios implica? Como afeta as pessoas à volta? A que ponto pode chegar o desespero de quem partilha o dia a dia com um doente com depressão e que ainda por cima tentou acabar com a sua própria vida? São algumas das perguntas a que os três intervenientes tentam responder nesta conversa, que toca também alguns assuntos chaves da peça, como família, amor, psicoterapia, crescimento, etc.

inSanidades Mentais √© um podcast conduzido por Maria Cunha Louro e Paulo Farinha. Em cada epis√≥dio, o tema da sa√ļde mental √© abordado, sem preconceito, a partir do √Ęngulo do “outro”: porque √© fundamental n√£o esquecer a(s) pessoa(s) que convive(m) com algu√©m que tem um desafio de sa√ļde mental.

O Podcast inSanidades Mentais est√° dispon√≠vel no Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts e, at√© agora, j√° tocou em temas como Perturba√ß√£o de Hiperatividade e D√©fice de Aten√ß√£o (PHDA), Burnout, Ansiedade, Depress√£o, Bipolaridade, Perturba√ß√£o Obsessivo-Compulsiva e Sa√ļde Mental em ambiente profissional.

‚ÄúTodas as Coisas Maravilhosas‚ÄĚ, um mon√≥logo interpretado por Ivo Canelas, foi traduzido pelo ator e por Margarida Vale de Gato a partir do original de Duncan Macmillan. Est√° em cena at√© ao final de abril no Est√ļdio Time Out, em Lisboa, e, ao longo de quatro temporadas, desde 2019, j√° foi visto por cerca de cinquenta mil pessoas.

A receita da sessão extraordinária do dia 8 de abril reverte a favor da UNICEF, no esforço de auxílio às vítimas do terramoto na Turquia e na Síria. No verão, haverá uma digressão da peça por algumas salas do país.

Podcast inSanidades Mentais nas plataformas:

Spotify
Apple Podcasts
Google Podcasts

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como s√£o processados os dados dos coment√°rios.