Site icon Ipressjournal

ATRAVÉS DO TEMPO EM 15 DE JUNHO

763aC Os Assírios, habitantes do que é nos nossos dias o Irão, fizeram um registo numa tábua de argila de um eclipse total do Sol.
1215 Um dos documentos da história mundial mais significativo é assinado entre franceses e ingleses, a Magna Carta, um dos seus artigos mais significativo é o nº 39, que estabelece, “nenhum homem livre será preso ou encarcerado… excepto pelo julgamento legítimo dos seus pares ou pela lei da terra”, logo o rei deixa de estar acima da lei.
1300 Um dos seis membros da comissão governativa da cidade de Florença, torna-se seu prior, Dante Alighieri, vindo a ser conhecido por ter escrito “A Divina Comédia”.
1381 Em Inglaterra, o presidente da Câmara de Londres, William Walworth, esmaga a revolta dos camponeses atacando o seu líder, Wat Tyler, que pouco tempo depois é decapitado.
1520 O papa Leão X ameaça excomungar o frade agostinho que lançou a Reforma Protestante, de seu nome Martinho Lutero.
1775 George Washington é nomeado comandante-chefe das forças armadas das colónias americanas rebeldes.
1785 Primeiro acidente fatal de aviação, a morte de dois balonistas franceses.
1846 É assinado pelos Estados Unidos e pela Grã-bretanha o Tratado do Orégão, estabelece o 49º paralelo como a fronteira americana com o que é agora o Canadá.
1896 Um tsunami irrompeu por um festival Shinto em Sanriku, Japão, fez 27 mil mortos e 9 mil feridos.
1919 16h 27min depois de terem saído da Terra Nova, o capitão John Alcock e o tenente Arthur Whitten-Brown aterram em Clifden, Irlanda, tornam-se as primeiras pessoas a voarem sem paragens sobre o Atlântico.
1944 Os primeiros ataques-teste da II Guerra Mundial com bombardeiros Superfortress B-29 americanos sobre áreas urbanas japonesas são considerados um êxito.
1970 O artista plástico e escritor português Almada Negreiros, morre com 77 anos.
1977 Os espanhóis vão a votos nas primeiras eleições democráticas desde 1936, forma-se um governo de centro-direita chefiado por Adolfo Suarez.
1991 O monte Pinatubo, nas Filipinas, entra em erupção após uma dormência de 600 anos, lançando uma espessa nuvem de pó escuro sobre o Pacífico.
2002 O Congresso dos Estados Unidos emite uma resolução em que reconhece o inventor do telefone, como sendo Antonio Meucci e não Alexander Graham Bell.
Partilhe:
Exit mobile version