Site icon Ipressjournal

ATRAVÉS DO TEMPO EM 7 DE SETEMBRO

1191 Durante a Terceira Cruzada, as forças de Ricardo Coração de Leão vencem o exército de Saladino em Arsuf.
1303 Guilherme de Nogaret, conselheiro do rei francês Filipe, invade o palácio do papa Bonifácio VIII, em Itália e prende-o com o fim de evitar a publicação de uma bula papal que excomungava Filipe.
1695 O governo inglês proíbe os irlandeses católicos de se dedicarem ao ensino, de enviarem os filhos a estudar para o estrangeiro e possuírem armas ou cavalos, com valor superior a 5 libras.
1776 Primeira utilização de um submarino num cenário de guerra. Durante a Guerra da Independência Americana, um veículo submersível tripulado tenta colocar uma bomba-relógio no casco de um navio britânico no porto de Nova Iorque.
1778 Um grupo de índios Shawnee montam um cerco ao colonato de Kentucky de Daniel Boone, em Boonesborough.
1812 Napoleão Bonaparte derrota as forças russas sob o comando do general Kutuzov na batalha de Borodino, abrindo caminho para Moscovo, 113 Km a oriente.
1813 Nasce o “Tio Sam”, personificação do governo americano, quando um jornal em Troy, Nova Iorque, usa o termo pela primeira vez.
1822 D. Pedro, príncipe regente do Brasil, declara a independência deste território relativamente a Portugal, sendo depois proclamado imperador do Brasil e coroado Pedro I.
1860 O patriota italiano Giuseppe Garibaldi conquista Nápoles e declara-se “Ditador das Duas Sicílias”.
1901 O Protocolo dos Boxers estabelece o castigo a aplicar à China pela revolta dos Boxers (indemnização, pedidos de desculpas aos poderes ocidentais, destruição dos fortes defensivos e concessões comerciais.
1911 O poeta francês Guillaume Apollinaire é preso sob suspeita de ter roubado o quadro Mona Lisa, de Leornado da Vinci, do Museu do Louvre.
1926 Os estúdios de cinema de Hollywood fecham para prestar homenagem ao funeral do actor romântico americano de origem italiana Rudolfo Valentino que morrera após ser operado a uma úlcera em Agosto, com 32 anos.
1940 Trezentos bombardeiros alemães atacam Londres, Inglaterra, na primeira de 57 noites consecutivas de bombardeamentos da Segunda Guerra Mundial.
1974 Os Acordos de Lusaca são assinados entre representantes de Portugal e da Frelimo (Frente de Libertação de Moçambique), prevendo a independência moçambicana a 25 de Junho de 1975.
1986 O bispo Desmond Tutu torna-se arcebispo da Cidade do Cabo, África do Sul, dois anos depois de ter ganho o Nobel da Paz pela sua oposição não violenta ao apartheid.
Partilhe:
Exit mobile version