Site icon Ipressjournal

ATRAVÉS DO TEMPO EM 16 DE NOVEMBRO

1632 1632 Durante a Guerra dos Trinta Anos, o rei Gustavo Adolfo da Suécia, o “Leão do Norte”, é morto quando o seu país vence os austríacos na batalha de Lutzen.
1798 Kentucky torna-se o primeiro estado a anular uma decisão do Congresso dos EUA, especificamente o Alien and Sedition Acts, através das Resoluções Kentucky, escritas por Thomas Jefferson
1821 O comerciante do Missouri Willian Becknell chega a Santa Fé, Novo México, vende a sua mercadoria com grande lucro e planeia regressar no ano seguinte por um percurso que se tornaria conhecido como o “trilho de Santa Fé”.
1849 Um tribunal russo condena Fiodor Dostoioevsky à morte pelas suas alegadas actividades antigovernamentais ligadas a um grupo intelectual radical.
1901 A.C. Bostwick torna-se o primeiro corredor americano a ultrapassar a velocidade de uma milha por minuto na pista de Ocean Parkway, em Brooklyn, Nova Iorque.
1904 O rei D. Carlos de Portugal e o rei Eduardo VII de Inglaterra assinam o Segundo Tratado de Windsor, sendo a anterior datado de 1899.
1913 É publicado em Paris, França, o primeiro volume do famoso romance autobiográfico do escritor francês Marcel Proust, “Em Busca do Tempo Perdido”.
1920 A Guerra Civil Russa termina com a vitória dos Bolcheviques.
1933 Estabelecem-se relações diplomáticas entre os Estados Unidos e a União Soviética.
1938 Durante um desafio de futebol entre a Inglaterra e a Irlanda em Old Trafford, o inglês Willie Hall marca três golos em 3,5 min, um recorde do futebol internacional.
1945 Os EUA importam 88 cientistas alemães para ajudarem na tecnologia de desenvolvimento de foguetões, muitos deles serviram o regime nazi e os críticos questionavam a moralidade do gesto.
1955 O Bluebird II, hidroplano britânico a jacto propriedade de Donald Campbell, que o conduzia, torna-se o primeiro barco de velocidade a ultrapassar os 321 km/h.
1959 O musical de Rodgers e Hammerstein “Música no Coração” estreia na Broadway, Nova Iorque.
1988 Os paquistaneses, nas suas primeiras eleições livres em mais de uma década, escolhem Benazir Bhutto como primeira-ministra, a primeira líder de um país muçulmano.
1993 O mausoléu do líder russo Vladimir Lenine é fechado pelas autoridades russas.
Partilhe:
Exit mobile version