Home » Sociedade » Escolas e universidade » Aula aberta na Portucalense sobre Habitação Social
Aula aberta na Portucalense sobre Habitação Social

Aula aberta na Portucalense sobre Habitação Social

A Universidade Portucalense (UPT) promove hoje dia 1 de abril, pelas 15h00, a aula aberta “Habitação Social: Edificado e Espaço Público”, no âmbito do Mestrado Integrado em Arquitetura e Urbanismo.

A aula terá como orador o arquiteto portuense Nuno Abrantes, que trabalhou com Paulo Mendes da Rocha, no Brasil, e Álvaro Siza Vieira, onde colaborou nos projetos da nova Reitoria da Universidade de Valência e da Casa de Serralves. Após abrir escritório em 2001, tem recebido vários prémios e é doutorado pela Universidade do Porto.

Na sessão será abordada a reabilitação de edifícios de habitação social, encarada como uma oportunidade para uma requalificação arquitetónica e dos espaços públicos, em diferentes casos de bairros que foram recentemente intervencionados na área metropolitana do Porto.

“As operações de requalificação arquitetónica, para além de complementar a resolução das anomalias dos edifícios, preparam os edifícios para as exigências atuais de conforto”, esclarece Nuno Abrantes.

O arquiteto explica ainda que, por sua vez, as intervenções nos espaços exteriores dos “bairros sociais”, conciliando objetivos de ordem funcional e emotiva, fomentam o uso adequado dessas áreas, fundamental para a consolidação de hábitos de sociabilidade entre habitantes e sentimentos de identificação com o local de residência.

Segundo Nuno Abrantes, “na reformulação dos espaços exteriores destes casos, cada componente do espaço urbano é concebido em coerência com os restantes, com o conjunto formado pelas partes reformuladas na intervenção. Desse modo, contrariamente a um somatório de troços viários, edifícios dispersos e espaços vazios, procura-se construir um tecido urbano em continuidade.”

A aula aberta decorre na sala 757 do Edifício S. Tomé da Universidade Portucalense. As inscrições podem ser efetuadas aqui.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.