Home » Atualidade » Nacional » Autarquia de Penela e Fundação PT revitalizam escolas desativadas

Autarquia de Penela e Fundação PT revitalizam escolas desativadas

A Câmara Municipal de Penela e a Fundação Portugal Telecom, celebraram uma parceria que vai revitalizar quatro escolas desativadas, com vista à integração tecnológica e digital de cidadãos do concelho de Penela, no distrito de Coimbra.

Esta iniciativa teve início como projeto piloto no início do ano letivo 2014/2015 com o objetivo de criar, promover e dinamizar, uma rede de escolas com recurso a infraestruturas tecnológicas e de comunicação.

Neste primeiro ano escolar, receberam formação na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) cerca de 100 pessoas, entre os 14 e os 78 anos de idade, num total de 300 horas formativas, lecionadas nas quatro escolas que estavam desativadas, nomeadamente a Escola de Grocinas, de Ferrarias, dos Fetais Cimeiros e de Podentes.

Ao comando das formações encontram-se profissionais especializados nas TIC e especialmente vocacionados para o segmento sénior, o qual representa parte significativa dos 6000 habitantes do concelho de Penela. A médio prazo, prevê-se a ligação desta rede escolar às Universidades Sénior já apoiadas pela Fundação PT desde 2011, o que alargará ao projeto sinergias e benefícios criados com instituições de referência.

Às quatro escolas monitorizadas pela CMP, a Fundação PT garante o fornecimento de 50 PCs portáteis e outros equipamentos informáticos, o acesso à Internet e a anuidade de serviços de comunicações. Com este apoio, a Fundação PT pretende contribuir para a criação de uma rede de contacto entre as quatro escolas abrangidas, numa perspetiva de integração tecnológica e social.

A Fundação PT e a CMP propõem-se privilegiar o envelhecimento ativo e incentivar o empreendedorismo local, conciliando por via de ferramentas tecnológicas a integração intergeracional numa sociedade cada vez mais digital.

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.