A autarquia de Setúbal entregou na sexta-feira, as chaves de mais 12 habitações requalificadas no Bairro das Manteigadas, no âmbito da Estratégia Local de Habitação.
A cerimónia, que teve lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contou com a presença do Presidente da Câmara, André Martins, que fez questão de entregar a cada um dos novos moradores, as chaves das respetivas habitações.
Com esta iniciativa, cresce para 36 o número de casas requalificadas, já concluídas neste bairro e devolvidas aos moradores. As primeiras 12 habitações foram entregues em 16 de fevereiro, seguiram-se mais 12 a 8 de junho. Ao todo estão requalificados 6 dos 19 edifícios de habitação pública municipal, do Bairro das Manteigadas.
A reabilitação do Bairro das Manteigadas, que beneficia mais de 300 moradores, corresponde a uma candidatura da Câmara Municipal às verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) – 1.º Direito.
Trata-se de um investimento de cerca de quatro milhões e 735 mil euros, lançado com base nas prioridades definidas para a requalificação do parque habitacional municipal incluídas na Estratégia Local de Habitação, aprovada em setembro de 2020, ao qual se associa outro investimento de mais de um milhão e 300 mil euros na eficiência energética dos edifícios.
O Bairro das Manteigadas foi construído entre 1997 e 1998 no âmbito do Programa Especial de Realojamento e integra o parque de habitação pública da Câmara Municipal de Setúbal, no qual o município é proprietário de cerca de 1800 habitações.
O processo de reabilitação da habitação pública municipal em Setúbal abrange, até ao momento, 1511 fogos em oito bairros, com a aprovação de financiamentos ao abrigo do PRR no valor global de 140 milhões, 827 mil, 194 euros e 89 cêntimos, com a taxa de IVA incluída.